Companhias aéreas pedem liberação para operar na Base Aérea de Canoas (RS)

Em razão da crise provocada pelas fortes chuvas no Rio Grande do Sul, as companhias aéreas Azul, Gol e Latam pediram autorização para utilizar as pistas da base da Força Aérea Brasileira (FAB) em Canoas (RS). A reunião com os militares aconteceu nesta terça-feira, 7.

+ Leia mais notícias do Brasil em Oeste

Agora, a decisão depende da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e da própria FAB. Com o Aeroporto Salgado Filho fechado por causa dos estragos causados pelas tempestades, a Base Aérea de Canoas surge como uma alternativa viável para o desembarque de ajuda humanitária. 

No entanto, segundo o site Poder360, há uma certa resistência por parte dos militares em compartilhar as pistas com as empresas aéreas.

Agentes da FAB estão preocupados com possíveis impactos na operacionalidade técnica das bases. Eles temem possíveis situações que exigiriam um aumento no número de aeronaves militares.

As companhias aéreas querem utilizar a Base Aérea de Canoas

Em busca de soluções e negociações para essa questão, o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, vai agendar uma reunião com representantes das três companhias na próxima segunda-feira, 13.

Leia mais: “Oeste arrecada R$ 1,8 milhão para o Rio Grande do Sul”

Como resultado do encontro, ficou acordado que as empresas apresentarão, até a terça-feira 14, uma proposta com rotas alternativas para aeroportos regionais próximos a Porto Alegre. As companhias aéreas querem resolver o impasse e garantir a entrega das doações às áreas atingidas.

Até o momento, a Defesa Civil do Rio Grande do Sul contabiliza 90 mortes. Além disso, há mais 130 desaparecidos.

Ajude a manter online o Litoral Hoje fazendo uma pequena doação por PIX. Utilize a chave PIX CNPJ 45.315.952/0001-32. Ou deposite na conta: Banco Original – 212 – Agência 0001 – Conta 7296983-0. Agradecemos a sua colaboração.

Fonte: Revista Oeste


Você pode gostar também de