Equipe do Consultório na Rua faz ação em alusão ao Outubro Rosa

Colaboração Rodrigo Herrero

A equipe do Programa Consultório na Rua (Conar), da Secretaria de Saúde Pública (Sesap) de Praia Grande, realizou no sábado (8) ações especiais relacionadas ao Outubro Rosa junto às mulheres em situação de rua. Foram oferecidas coletas de exames preventivos e encaminhamento de exames de mamografia, além de fornecidas orientações em saúde da mulher.

A ação vai se estender por todo o mês de outubro, com os profissionais do Conar ofertando a coleta e encaminhamento dos exames à população de rua, para auxiliar na avaliação e possível detecção de lesões precursoras de câncer de útero e de mama.

Outubro Rosa nas Usafas – Além do trabalho desenvolvido pelo Conar, as 30 Unidades de Saúde da Família (Usafas) estão intensificando neste mês o atendimento ao público feminino, com a abertura das unidades em dois sábados (8 e 22) do mês para a coleta de exames preventivos, encaminhamento e agendamento de exames de mamografia na rede credenciada, orientação sobre saúde da mulher, além de atualização de cadastro da Usafa e de informações das famílias que recebem Auxílio Brasil.

Conar – O Programa Consultório na Rua é desenvolvido pela Secretaria de Saúde Pública, onde os atendimentos são feitos em um veículo, tipo van, equipado com sala reservada e local para vacinas e exames para atendimento de pessoas em situação de rua. Esse trabalho também é realizado de segunda a sexta em todos os bairros da Cidade. O Programa conta com uma equipe especializada composta por enfermeira, dentista, auxiliares e técnica de enfermagem, assistente social e motorista, além de contar com o paio de residentes dos Programas de Residência Médica e Multiprofissional do Município.

A equipe trabalha especialmente com pessoas em situação de rua realizando, a abordagem social, testes rápidos de saúde, vacina e orientação para usuários de drogas. Quando necessário, esses pacientes são encaminhados à rede de saúde do Município, como as Usafas ou prontos-socorros, dependendo do caso. “É uma troca diária, a gente também aprende muito. No Consultório na Rua, a gente reconhece que qualquer pessoa pode passar por situação de vulnerabilidade. A gente atende pais de família, filhos, filhas, mães. Lidamos com a confiança, com o respeito mútuo com pessoas que são esquecidas pela sociedade, que não são vistas”, destaca o dentista de equipe, Átila Simonetti, que trabalha no Consultório na Rua há dois anos.

O secretário de Saúde Pública, Cleber Suckow Nogueira, o atendimento ofertado é bem visto pela população assistida. “Eles fazem o atendimento da população mais vulnerável e conhecem bastante a população de rua, tanto que os profissionais são chamados pelo nome. É muito bom ver essa proximidade, pois muitas vezes são pessoas que não tem uma família por perto, então seus familiares são a equipe do Conar. Isso é muito gratificante”, destacou.

Ajude a manter online o Litoral Hoje fazendo uma pequena doação por PIX. Utilize a chave PIX CNPJ 45.315.952/0001-32. Ou deposite na conta: Banco Original – 212 – Agência 0001 – Conta 7296983-0. Agradecemos a sua colaboração.

Fonte: Prefeitura de Praia Grande


Você pode gostar também de