PSDB aprova negociações com Cidadania por federação partidária

A uma federação partidária entre as duas legendas a partir das eleições de 2022.

O anúncio foi feito pelo PSDB em sua conta oficial no Twitter. “Além das aproximações já adiantadas pelas lideranças tucanas nos Estados, as conversas continuarão sendo conduzidas pelo presidente Bruno Araújo, o secretário-geral Beto Pereira e os líderes na Câmara, Adolfo Viana, e no Senado, Izalci Lucas”, informou o partido.

Reunida nesta quinta-feira (27/01), a Executiva Nacional do PSDB aprovou por unanimidade o avanço no entendimento com o Cidadania para a formação de Federação Partidária.

— PSDB 🇧🇷 (@PSDBoficial) January 27, 2022

“Temos um levantamento preliminar que indica que essa federação com o Cidadania é bem-vinda. Precisamos avançar agora no regramento para essa convivência”, afirmou o presidenter nacional do PSDB, Bruno Araújo. “O Cidadania tem sido parceiro importante do PSDB e há convergência política tanto em eleições quanto na atuação no Legislativo.”

Pelas regras da federação partidária, as agremiações que selaram a união terão, necessariamente, de caminhar juntas por um período de quatro anos, inclusive nas eleições municipais de 2024. A conciliação de interesses regionais, que muitas vezes não seguem a lógica nacional, pode ser um entrave para a composição.

Caso se confirme a federação entre os dois partidos, o senador Alessandro Vieira (SE), que havia anunciado sua pré-candidatura à Presidência da República pelo Cidadania, deve abrir mão da disputa. O candidato da federação, nesse caso, seria o governador de São Paulo, João Doria (PSDB).

Além do PSDB, o Cidadania vem conversando com o Podemos, partido que lançou a pré-candidatura do ex-juiz e ex-ministro da Justiça Sergio Moro ao Palácio do Planalto.


Fonte: Revista Oeste


Você pode gostar também de