Santos moderniza assistência a pacientes com disfunções urinárias

Pacientes das redes pública e privada, moradores de Santos, com disfunções urinárias temporárias ou definitivas, já têm à disposição modernos dispositivos urinários pela rede municipal de Saúde. Mais fáceis de manejar, apresentam menos risco de contaminação e de complicações clínicas vinculadas ao uso do material. Cerca de 200 pacientes fazem uso de dispositivos urinários e, a cada mês, em média, 15 novos pacientes passam a receber o material pela rede municipal de saúde – seja de forma transitória ou definitiva, a depender da necessidade.

Para ter acesso ao dispositivo, o paciente precisa ter prescrição médica. A solicitação é feita na policlínica de referência do local de moradia. Mensalmente, o paciente retira os dispositivos e insumos para o seu cuidado, de acordo com a necessidade clínica.

“Realizamos um levantamento em nosso sistema informatizado e verificamos uma média de 300 infecções/mês relacionadas ao uso de dispositivos urinários, em especial os de gerações anteriores, que estão sendo gradativamente substituídos. Nosso objetivo é promover mais qualidade de vida a esses pacientes reduzindo o número de infecções e, consequentemente, a demanda por urologia”, explica Denis Valejo, secretário de Saúde.

CAPACITAÇÃO

Para que as equipes de saúde entendam melhor a forma de acesso dos pacientes a esses dispositivos, além da forma correta e uso e dispensação aos munícipes, a Coordenadoria de Gestão da Secretaria de Saúde esteve em mais de 10 unidades de saúde do Município e capacitou mais de 100 profissionais. Nos últimos dois meses foram treinados enfermeiros, técnicos de enfermagem, farmacêuticos e técnicos de farmácia das unidades municipais.

A capacitação foi oferecida pela empresa fabricante do dispositivo, sem custos para a Prefeitura de Santos.

Na última quinta-feira (27) foi a vez dos médicos das redes pública e privada serem capacitados. O encontro reuniu urologistas, neurologistas e clínicos, que são os que mais prescrevem dispositivos urinários.

“Todos os médicos que convidamos, cada qual representando um serviço, compareceram e trouxeram contribuições para o protocolo de acesso aos dispositivos, que será publicado no Diário Oficial de Santos nos próximos dias”, comenta Bruna Coronato, presidente da Comissão de Padronização e Avaliação de Produtos para a Saúde.

Esta iniciativa contempla o item 3 dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU: Saúde de Qualidade. Conheça os outros itens dos ODS.

Ajude a manter online o Litoral Hoje fazendo uma pequena doação por PIX. Utilize a chave PIX CNPJ 45.315.952/0001-32. Ou deposite na conta: Banco Original – 212 – Agência 0001 – Conta 7296983-0. Agradecemos a sua colaboração.

Fonte: Prefeitura de Santos


Você pode gostar também de