Veja fotos do prédio de 19 andares evacuado no litoral de SP depois de colapso

No início da tarde de terça-feira 13, um prédio residencial com 133 apartamentos localizado no município paulista de Praia Grande, litoral sul do Estado, foi evacuado. Isso aconteceu depois que técnicos da Defesa Civil identificaram um colapso estrutural em três colunas do edifício. O problema estrutural foi identificado no subsolo.

As equipes responsáveis pela obra decidiram agir, aplicando uma ação emergencial: eles fixaram diversas estacas de ferro na garagem do prédio danificado. Essas estacas vão do chão ao teto do estacionamento no subsolo, ajudando de modo provisório na sustentação dos apartamentos.

De acordo com a CNN, o tenente-coronel Maxwell de Souza, que é porta-voz da Defesa Civil do Estado de São Paulo, afirmou que o conjunto de apartamentos “não corre o risco de desabar”.

Ao longo das últimas horas, não houve novos abalos. Nenhum novo dano em outra estrutura, em outra coluna. Então, é uma situação segura

Ainda de acordo com o porta-voz, moradores do prédio relataram ter ouvido “barulhos como se fossem de explosões”. No prédio aconteceu um cisalhamento (relação de tensão-deformação de um corpo), que provocou a explosão do concreto que reveste as ferragens nas colunas. “Voa concreto para todo lado e as vigas ficam à mostra”.

O porta-voz da Defesa Civil disse também que apenas um laudo técnico “vai poder apontar o que de fato causou esse abalo nessas colunas”.

Cisalhamento: entenda o que fez o prédio que entrou em colapso ser evacuado

Cisalhamento significa cortar ou causar deformação em uma superfície. Isso acontece a partir de uma tensão provocada por uma carga maior de força. No caso do prédio de Praia Grande, três colunas estariam recebendo uma carga maior do que de fato poderiam suportar. Portanto, nesse caso houve um cisalhamento de três pilares.

+Leia mais notícias do Brasil em Oeste.

Os moradores do prédio de 23 andares tiveram de retirar todos os carros da garagem. E as caixas d’água foram esvaziadas para reduzir a pressão e aliviar o peso sobre a estrutura já comprometida.

Leia também

Ajude a manter online o Litoral Hoje fazendo uma pequena doação por PIX. Utilize a chave PIX CNPJ 45.315.952/0001-32. Ou deposite na conta: Banco Original – 212 – Agência 0001 – Conta 7296983-0. Agradecemos a sua colaboração.

Fonte: Revista Oeste


Você pode gostar também de