Folha desmente DataFolha, que desmente Folha

“Apoiadores do presidente Jair Bolsonaro distorceram fatos ao afirmarem que o DataFolha indicou a vitória de Fernando Haddad em 2018”. É o que informou uma reportagem do jornal Folha de S.Paulo, publicada na sexta-feira 17. Segundo a notícia, nenhum levantamento do instituto projetou a vitória do PT.

Contudo, os simpatizantes do presidente estavam certos. Uma simulação de segundo turno feita pela empresa, e divulgada em 28 de setembro daquele ano, apontou a vantagem de Haddad: 45% para o petista, contra 39% de Bolsonaro. O erro foi admitido pelo jornal, na noite da sexta-feira 17.

“Erramos — sim, o jornalismo profissional assume erros: é imprecisa a afirmação de que nenhuma pesquisa mostrou Haddad à frente de Bolsonaro, na linha fina da reportagem ‘Bolsonaristas erram ao dizer que Datafolha indicava vitória de Haddad em 2018’”, comunicou o jornal, nas redes sociais.

Ou seja, a Folha desmentiu o DataFolha, que acabou desmentindo a própria Folha.

Veja a imagem

DataFolha

As pesquisas eleitorais voltaram ao centro do debate público depois de o DataFolha mostrar Lula com 59% de intenção de votos, contra 30% de Bolsonaro, no segundo turno de 2022. Publicado na quinta-feira 16, o resultado gerou debate nas redes sociais.


Fonte: Revista Oeste


Você pode gostar também de