Santos marca presença em encontro internacional de cidades criativas da Unesco

Santos está presente na 16ª Conferência Anual de Cidades Criativas da Unesco, realizada até quinta-feira (4), na cidade portuguesa de Braga com o tema ‘Trazendo a juventude para a mesa na próxima década’.

Santos, cidade criativa da Unesco na área de cinema desde 2015, é representada pelo ponto focal do programa e secretária de Empreendedorismo, Economia Criativa e Turismo, Selley Storino. “Santos reconhece o poder transformador da criatividade no enfrentamento dos desafios urbanos visando o desenvolvimento sustentável e fomentando uma comunidade criativa vibrante e empreendedora. Esse é o nosso objetivo”.

De acordo com Selley, durante o evento, as cidades reunidas assinaram o Manifesto de Braga. O documento coloca como alvo o desenvolvimento sustentável utilizando a cultura e a criatividade como ferramentas para promover a inclusão, apoiando o desenvolvimento de novas tecnologias, incluindo a inteligência artificial para o desenvolvimento econômico das cidades. Também pretende reforçar o valor do ser humano para o desenvolvimento local por meio da educação, ensino e promover indústrias criativas, inovações e iniciativas sustentáveis e econômicas.

EVENTO EM SANTOS

Em julho de 2022, a 14ª Conferência Anual de Cidades Criativas da Unesco foi realizada no Blue Med Convention Center, na Ponta da Praia, na primeira vez que a América Latina sediou o evento.

Houve a presença de cerca de 300 representantes de 106 cidades de 90 países. Paralelamente à conferência, a Prefeitura e o Santos Convention & Visitors Bureau realizaram a Expo Cidades Criativas Brasileiras, evento aberto ao público para que as cidades brasileiras da rede pudessem apresentar suas iniciativas de sucesso. A Expo recebeu cerca de cinco mil pessoas e contou com 50 palestras e painéis sobre cultura e criatividade e economia criativa no contexto urbano, além de apresentações artísticas. Enquanto isso, o Centro Histórico foi palco de uma maratona de atividades culturais contemplando cinema, música, literatura, artes de mídia, artesanato e arte popular, design e gastronomia. Mais de 60 mil pessoas aproveitaram os cinco dias de shows, sessões de cinema, feiras de economia criativa, exposições, grafite, gastronomia, intervenções artísticas, entre outras atrações.

SOBRE A REDE

A rede é um projeto lançado pela Unesco, em 2004, para promover a cooperação entre as cidades que reconhecem a criatividade como fator importante no desenvolvimento urbano nos aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais.

O projeto visa favorecer a mútua cooperação internacional entre as cidades-membros comprometidas em investir na criatividade como motor de desenvolvimento urbano sustentável, inclusão social e cultural.

No mundo, participam da rede mais de 350 representantes de 100 países diferentes. No Brasil, são 14 municípios: Belém (PA), Florianópolis (SC), Paraty (RJ) e Belo Horizonte (MG), no campo da gastronomia; Brasília (DF), Curitiba (PR) e Fortaleza (CE), em design; Recife (PE) e Salvador (BA), no campo da música; João Pessoa (PB), na área do artesanato e artes populares; Santos (SP) e Penedo (AL), no segmento do cinema; Campina Grande (PB), no campo das artes midiáticas; Rio de Janeiro (RJ), com a literatura.

Esta iniciativa contempla o item 11 dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU: Cidades e Comunidades Sustentáveis. Conheça os outros itens do ODS.

 

Ajude a manter online o Litoral Hoje fazendo uma pequena doação por PIX. Utilize a chave PIX CNPJ 45.315.952/0001-32. Ou deposite na conta: Banco Original – 212 – Agência 0001 – Conta 7296983-0. Agradecemos a sua colaboração.

Fonte: Prefeitura de Santos


Você pode gostar também de