OAB-RS encaminha denúncia de preso do 8/1 à seção de Direitos Humanos

Nesta terça-feira, 2, a seccional da Ordem dos Advogados do Brasil no Rio Grande do Sul (OAB-RS) encaminhou ao seu departamento interno de Direitos Humanos o caso do soldador Gilberto Ferreira, de 49 anos, preso sem denúncia há 15 meses, por causa do 8 de janeiro.

Na semana passada, a presidente da Associação dos Familiares e Vítimas do 8 de Janeiro, Gabriela Ritter, relatou a situação de Ferreira a diversas autoridades, entre elas, a OAB-RS e a Procuradoria-Geral da República.

Revelada pela Revista Oeste, a história de Ferreira tem uma série de abusos, conforme relatou o advogado Gustavo Nagelstein.

“A lei brasileira estabelece prazo para a conclusão do inquérito quando o investigado estiver preso, e tal prazo estabelecido no artigo 10 do Código de Processo Penal já esgotou, caracterizando evidente ilegalidade de uma prisão que dura mais de 15 meses sem que haja processo contra o investigado”, observou Nagelstein.

Nagelstein disse ainda que as petições as quais têm protocolado no Supremo Tribunal Federal (STF) levam meses para serem apreciadas. Em uma das ações, ele detalha o estado de saúde delicado do pai de Ferreira, a fim de sensibilizar o ministro do STF Alexandre de Moraes a conceder liberdade ao preso, com medidas cautelares.

Alberi Ferreira, de 75 anos, teve um AVC no fim do ano passado, que afetou a capacidade de fala do idoso. Por isso, a oficina onde trabalhava com o filho, agora preso, está fechada. Além de cuidados com o pai, Ferreira é também responsável pela mulher, Elisandra Marques, de 42 anos, e duas filhas menores de idade. Embora trabalhe como massoterapeuta, Elisandra tem dificuldades para pagar as contas.

Enquanto o caso segue parado na Justiça, “a família de Ferreira tem passado por diversas dificuldades financeiras, uma vez que ele era o provedor da família”, disse o advogado.

Ajude a manter online o Litoral Hoje fazendo uma pequena doação por PIX. Utilize a chave PIX CNPJ 45.315.952/0001-32. Ou deposite na conta: Banco Original – 212 – Agência 0001 – Conta 7296983-0. Agradecemos a sua colaboração.

Fonte: Revista Oeste


Você pode gostar também de