Cidade do Rio Grande do Sul registra terremoto de magnitude 2,5 

Um terremoto de magnitude 2,5 na Escala Richter foi registrado em Pelotas, no interior do Rio Grande do Sul, na quinta-feira 27. O tremor ocorreu às 17h30. A Defesa Civil do Estado recebeu relatos de diversos moradores que sentiram de tremores e estrondos na cidade.

+ Leia mais notícias de Mundo em Oeste

A professora Tamara Beskow, da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), informou que o Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP) registrou o evento.

Explicação técnica sobre o fenômeno

Segundo explicação do professor Felipe Padilha Leitzke, da UFPEL, “a hipótese mais provável é que o tremor tenha ocorrido por causa de um movimento de acúmulo de energia no interior da crosta e liberação ao longo das falhas geológicas.”

Com magnitude 2,5, o tremor tem baixo potencial de causar danos. A localização onde aconteceu o fenômeno está dentro de uma placa tectônica, portanto, essa área específica resulta apenas em eventos de pequena magnitude.

Regiões nos limites das placas são mais suscetíveis a tremores graves, conforme esclareceu o professor.

Eventos sísmicos anteriores no Brasil

Os últimos tremores registrados pela USP no Brasil ocorreram no dia 18 de junho, em Frutal (MG), em dois momentos: às 10h08 e às 10h19. Nestes casos, as magnitudes foram de 4,0 e 3,2, respectivamente. Desde 2015, o município mineiro registrou 22 pequenos tremores.

Ajude a manter online o Litoral Hoje fazendo uma pequena doação por PIX. Utilize a chave PIX CNPJ 45.315.952/0001-32. Ou deposite na conta: Banco Original – 212 – Agência 0001 – Conta 7296983-0. Agradecemos a sua colaboração.

Fonte: Revista Oeste


Você pode gostar também de