PCPR e Celepar ministram curso para 50 idosos sobre o uso seguro e consciente da internet

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) ministrou uma palestra orientativa para 50 idosos sobre o uso seguro e consciente da internet, na tarde desta quinta-feira (27), durante iniciativa promovida pela Celepar e Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), em Curitiba. Durante o curso, o delegado da PCPR Emmanoel David conversou com os participantes sobre prevenção a diversos tipos de golpes.  

A ação teve como objetivo orientar e ensinar os idosos a como se protegerem dos crimes virtuais mais comuns e a navegarem na internet com segurança, principalmente no compartilhamento de dados e informações.  

O delegado afirma que o uso da tecnologia no pós-pandemia por parte das pessoas idosas aumentou gradativamente, visto que os idosos se viram impelidos em ficar nas suas residências.  

“Em muitos casos, essas pessoas não tinham acesso à tecnologia e caíram praticamente de paraquedas em tecnologias que antes não eram exploradas. Os criminosos, então, se aproveitando dessas situações, acabam praticando crimes, utilizando de aspectos tecnológicos, celulares, computadores, usando aplicativos de conversas. A prevenção no caso do estelionato sempre é o melhor remédio”, destaca.  

Durante o curso, além de esclarecer dúvidas dos participantes, foram ofertadas dicas e abordadas informações sobre os principais golpes cibernéticos, como falso empréstimo, falso emprego e do uso de links falsos na internet.  

A presidente do Conselho de Ações Solidárias e Voluntariado da Alep, Rose Traiano, agradeceu a participação da Polícia Civil e destacou que o curso é um marco importante para Assembleia Legislativa. “Com essa iniciativa, mostramos o nosso compromisso com a inclusão e a segurança digital, fortalecendo os nossos idosos para um uso seguro e consciente da internet”, conclui.  

Além da palestra da PCPR, colaboradores da Celepar conduziram atividades para capacitar os idosos e repassaram orientações sobre como navegar na internet de forma consciente.  

De acordo com assessor Leandro Pereira Beguoci, da diretoria da Celepar, é de extrema importância pensar nos idosos quando é abordado o tema tecnologia, além de garantir que eles tenham o mínimo de cidadania digital.  

“Essa parceria com a polícia e a Alep reforça a inclusão de todos nessa sociedade digital, aumentando a nossa capilaridade e nosso impacto no tema”, afirma Beguoci.

Ajude a manter online o Litoral Hoje fazendo uma pequena doação por PIX. Utilize a chave PIX CNPJ 45.315.952/0001-32. Ou deposite na conta: Banco Original – 212 – Agência 0001 – Conta 7296983-0. Agradecemos a sua colaboração.

Fonte: Polícia Civil de Paraná

Você pode gostar também de