Exposição de cartoons e ‘Monstro Lixo’ estarão à mostra em eventos no Parque Tecnológico de Santos

A exposição ‘17 Cartoons para Salvar o Mundo’ e a lagosta do ‘Monstro Lixo’, que coloriram a Vila ODS durante o Encontro das Cidades ODS, na última sexta-feira (21), no Centro Histórico de Santos, estarão novamente à mostra nesta semana. As criações artísticas serão atração no Fórum do Corredor Azul, nesta quarta e quinta-feira (26 e 27), no lançamento do Centro de Pesquisa em Mobilidade Urbana, também na quinta (27), e no ESG Challenge do Porto de Santos, neste sábado e domingo (29 e 30). Ambos os eventos com foco no desenvolvimento sustentável acontecem no Parque Tecnológico, localizado na Rua Henrique Porchat, 47, na Vila Nova.

Os 17 chamativos cartoons, um para cada Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, são assinados pelos artistas Alexandre Barbosa, Seri, Vitória Leite, Emmanoel Mesquita, Bárbara Leite, Nice Lopes, Dodo, Nathalia Santos, Maria Carmen, Padron, Luiz Carlos SC, Ed Carlos, Alex Ponciano, Aline Teodoro, Fabio Coala, Laura Moura, Denis Dym, Joel Jr. e Dan.

As estruturas de madeira que dão apoio às obras foram construídas pela Ecofábrica da Zona Noroeste, com material de descarte.

A exposição é uma realização da Associação Comercial de Santos (ACS), CDS Painéis, Ecofábrica da Zona Noroeste, MS Content, Nunes Projetos Incentivados, Rotary Club Santos Aparecida, RR Agro e RR Cargo, com articulação do Departamento de Políticas Públicas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (Depods/OTC) da Prefeitura de Santos.

A criação de 2,5 metros de altura e composta basicamente por resíduos sólidos, ‘Monstro Lixo’, por sua vez, foi produzida por alunos dos 8º e 9º anos da UME Ayrton Senna da Silva, no Campo Grande, em 2022, para retratar o vilão que está destruindo o planeta: o plástico.

O projeto, organizado pela Escola Profissional de Vila do Conde, em Portugal, em parceria com a Prefeitura de Santos, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seduc), foi criado pelo produtor cultural da Baixada Santista, Amauri Alves, para promover a conscientização ambiental no ambiente escolar. Atualmente, a professora de Arte, Márcia Alves, coordena a iniciativa na UME Monte Cabrão, na Área Continental.

CORREDOR AZUL

Realizada no Parque Tecnológico em parceria com a Prefeitura de Santos e Sebrae, entre outras instituições, a 3ª edição do Fórum do Corredor Azul tem como objetivo discutir a eficiência e a sustentabilidade na criação de espaço para o desenvolvimento da economia azul, porto, inovação tecnológica e logística. Clique aqui e veja como se inscrever gratuitamente. O fórum tem como tema a ‘Construção do Polo Científico e Tecnológico em Economia Azul, Porto e Logística’ e vai debater como o polo científico e tecnológico pode revolucionar a economia local, atrair empresas e investidores e criar empregos especializados, melhorando a condição dos salários e a arrecadação das cidades.

A economia azul é um conceito que se refere ao uso sustentável dos recursos oceânicos e aquáticos para promover o crescimento econômico, melhorar os meios de subsistência e empregos e preservar a saúde dos ecossistemas aquáticos. Esse modelo de economia busca aproveitar o potencial dos oceanos, mares, lagos e rios de uma maneira que respeite a biodiversidade e os ecossistemas, enquanto impulsiona atividades econômicas como pesca, turismo, energia renovável marinha, biotecnologia marinha e transporte.

CENTRO DE PESQUISA EM MOBILIDADE URBANA

O lançamento do Centro de Pesquisa em Mobilidade Urbana, uma parceria entre a Fundação Parque Tecnológico de Santos (FPTS) e a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), visa integrar governo, empresas e universidades para promover o desenvolvimento econômico e social. Esta colaboração pretende criar soluções para desafios urbanos, especialmente na área de mobilidade.

Na quinta-feira (27), das 14h às 15h30, o CEO da Contele Fleet e criador do Canal do YouTube Frota para Todos, Julio César Fassa, o presidente da CET, Antonio Carlos Gonçalves, e a professora universitária na área de Tecnologia da Informação, Claudia Sodero, se aprofundarão sobre o tema. O mediador do painel será o presidente da FPTS, Eduardo Bittencourt. Ingressos gratuitos aqui .

ESG CHALLENGE

O ESG Challenge reunirá profissionais de diversas áreas, universitários e desenvolvedores para criar soluções tecnológicas que integrem práticas ambientais, sociais e de governança nas operações portuárias. Serão dois dias intensos de palestras, workshops e painéis de discussão, além de um talk-show com a conselheira de empresas Rachel Maia. Ao final do 2º dia, as equipes participantes apresentarão suas soluções para uma banca avaliadora.

Podem participar equipes de três a cinco integrantes, incluindo obrigatoriamente pelo menos um estudante de ensino superior de uma instituição localizada nas cidades da Baixada Santista. As vagas são limitadas a oito equipes. Já os temas propostos são soluções para efluentes, resíduos, circularidade e crise climática; detecção e combate ao assédio no Porto de Santos; desenvolvimento de uma plataforma para vagas inclusivas e capacitação.

Os critérios de avaliação são originalidade, aplicabilidade, escalabilidade, grau de inovação/criatividade, diversidade e pitch de negócio. Entre os benefícios para os vencedores estão incubação na Fundação Parque Tecnológico de Santos por 12 meses; apoio do Sebrae com mentoria mensal, participação em eventos, conteúdo especializado e suporte ao negócio; participação nas reuniões do Manifesto ESG para networking com terminais e agentes portuários; bolsa de Estímulo à Inovação de R$ 36.000,00 para desenvolver a solução durante o período de incubação.

O evento é uma parceria da APS, Sebrae e Parque Tecnológico de Santos. Para obter mais informações e preencher o formulário de inscrição clique aqui https://esgchallenge.portodesantos.com.br/.

DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL ALIADO À TECNOLOGIA

O presidente do FPTS assinou, na última sexta-feira (21), durante o Encontro das Cidades ODS, o Termo de Cooperação Técnica do Repositório ODS Academia. A iniciativa é voltada para utilizar a tecnologia como meio de ampliar o alcance e a eficácia dos projetos relacionados à Agenda 2030, que determina os 17 ODS. Este repositório servirá como uma plataforma que conecta projetos acadêmicos com investidores, empresas e outras partes interessadas, proporcionando uma “vitrine” que aumenta a visibilidade e as oportunidades de apoio e colaboração. O lançamento oficial está previsto para 25 de setembro, Dia Global dos ODS.

Bittencourt revela que receber grandes eventos e contribuir com o desenvolvimento sustentável, através da tecnologia, é um dos compromissos da fundação. “Quando realizamos o Santos Summit, em março, tínhamos como um dos principais objetivos nos tornar referência na temática da inovação e sustentabilidade, além de ser o ponto de encontro de grandes mentes empreendedoras. O resultado estamos vendo na prática nesta semana. Esperamos que cada vez mais a sociedade civil se aproprie deste grande equipamento público e desenvolva oportunidades para todos e negócios de impacto”, projeta.

 

Esta iniciativa contempla o item 9 dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU: Indústria, Inovação e Infraestrutura.

Conheça os outros artigos dos ODS.

Ajude a manter online o Litoral Hoje fazendo uma pequena doação por PIX. Utilize a chave PIX CNPJ 45.315.952/0001-32. Ou deposite na conta: Banco Original – 212 – Agência 0001 – Conta 7296983-0. Agradecemos a sua colaboração.

Fonte: Prefeitura de Santos


Você pode gostar também de