Profissionais da Seduc participam de Workshop sobre Comunicação e Fotografia

Conhecer mais detalhes de como funciona a comunicação e aprender como usar as funcionalidades do celular para fazer uma imagem com qualidade. Com esse objetivo, cerca de 150 profissionais da Secretaria de Educação (Seduc) participaram do Workshop de Comunicação e Fotografia. A capacitação foi realizada nesta terça e quarta-feira (27 e 28), no Departamento de Educação Ambiental (DEA).

O workshop foi ministrado pelo fotógrafo, Felipe Domingues França, e pelo jornalista, Daniel Elias dos Santos Pereira, ligados à Subsecretaria de Comunicação Social da Prefeitura de Praia Grande. Participaram da capacitação, os pedagogos comunitários e assistentes técnicos pedagógicos (ATPs) que atuam nas escolas. A oficina também contou com a presença das assistentes sociais e professores do Educação Ambiental.

O grupo foi dividido em quatro turmas, que se subdividiram nos dois dias. Durante cada encontro, o jornalista abordou como funciona a comunicação institucional dentro da Administração Municipal. Pereira aproveitou ainda para destacar o principal objetivo do setor que é de fazer a interface entre as ações da Seduc e o público-alvo na área da Educação, que são os alunos, familiares e funcionários que atuam na área.

Pedagoga comunitária nas escolas Ícaro Batista Cardoso e José Ribeiro dos Santos Cunha, Thalita Okura Carreiro, foi uma das participantes do Workshop. Para ela, a capacitação permitiu conhecer melhor os processos adotados pelos meios oficiais de comunicação da Prefeitura. “Hoje sinto mais segurança em explorar os canais digitais e contribuir com estes recursos que acabam por aproximar a comunidade da escola”.

Além de entender sobre comunicação, o grupo também conheceu sobre como aproveitar recursos da câmera do celular e fazer imagens de melhor qualidade. Para isso, França explicou detalhes de funcionamento da máquina fotográfica sempre fazendo relação com o aparelho de telefone móvel. Depois, os participantes foram convidados a colocar em prática o que aprenderam ao participar de atividade que propunha tirar foto de uma maçã.

Segundo a assistente técnico pedagógico (ATP) na EM Dorivaldo Francisco Loria, Ananda Batista Pena, o workshop permitiu que eles aprendessem funcionalidades do celular que desconheciam. “Percebemos como a comunicação e a fotografia são relevantes para contribuir com a imagem da escola tanto para as famílias quanto comunidade. Vimos que podemos valorizar ainda mais as práticas dos professores por meio da divulgação, fortalecendo e aproximando os responsáveis dos alunos da escola”.

Ajude a manter online o Litoral Hoje fazendo uma pequena doação por PIX. Utilize a chave PIX CNPJ 45.315.952/0001-32. Ou deposite na conta: Banco Original – 212 – Agência 0001 – Conta 7296983-0. Agradecemos a sua colaboração.

Fonte: Prefeitura de Praia Grande


Você pode gostar também de