Mutirão de método contraceptivo atende mais de 30 adolescentes na Casa Rosa 

Em pouco mais de cinco anos, 1.551 meninas e mulheres fizeram o implante

Garantir a gestação na hora certa, de forma planejada, é uma possibilidade real e cada vez mais acessível para adolescentes, em Guarujá. O Município bateu o recorde de redução em 40% do índice de gravidez na faixa etária de 12 a 19 anos, nos últimos cinco anos, assegurando qualidade de vida para milhares de famílias a partir da implantação do contraceptivo subcutâneo Implanon. A Prefeitura disponibiliza o serviço no Instituto da Mulher – Casa Rosa e, nesta terça-feira (22), 31 meninas e mulheres foram atendidas no mutirão mensal.

A medida também contempla adolescentes e mulheres de qualquer idade em situação de vulnerabilidade social. O implante contraceptivo garante que a menina ou mulher fique três anos sem engravidar. Nesta edição, a Secretaria Municipal de Saúde disponibilizou 50 procedimentos para jovens encaminhadas pelas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Unidades de Saúde da Família (Usafas), mas 19 não compareceram. O método que a Prefeitura oferta gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), custa cerca de R$ 3.000 na rede privada.

Das 31 jovens que fizeram o procedimento, oito têm 18 anos, outras oito têm 16 anos, cinco, 17 anos; quatro, 19 anos; outras quatro, 15 anos; uma 14 anos e uma 20 anos. Elas foram encaminhadas pelas Usafas Vila Áurea, Vila Edna, Perequê, Vila Baiana, Sítio Conceiçãozinha, Boa Esperança e Santa Cruz dos Navegantes, além das UBSs Pae Cará, Pernambuco e Prainha.

Nos últimos anos, a Prefeitura de Guarujá investiu de forma expressiva na política de planejamento familiar e redução da gravidez na adolescência. De acordo com o balanço da Secretaria de Saúde, 1.551 meninas e mulheres já receberam o Implanon na Cidade entre 2016 e 2021.

Agendamento

As mulheres que se enquadrem no protocolo estabelecido e estejam interessadas na implantação do contraceptivo poderão solicitar o encaminhamento médico nas UBSs ou nas Usafas. O agendamento do procedimento deve ser feito no Instituto da Mulher – Casa Rosa (Rua Quinto Bertoldi, 5 – Vila Maia) pela Unidade de Saúde.

No dia do procedimento, a paciente deverá levar o documento original com foto e o encaminhamento médico.


Fonte: Prefeitura de Bertioga


Você pode gostar também de