A geração da transformação energética: o maior programa de formação de liderança jovem para o setor de energia do Brasil abre inscrições

Oportunidade para jovens líderes no setor de energia com o programa Jovens de Energia.

Brasília, 15 de maio de 2024 – O setor de energia está no centro da agenda global de transição energética, com a urgência de combater a crise climática por meio do uso de fontes renováveis. Atualmente, o setor de energia é responsável por 85% das emissões de gás carbônico (CO2) e busca maneiras de acelerar o processo de descarbonização. O Brasil, com 48% da matriz energética e 92% da matriz elétrica provenientes de fontes renováveis, lidera este movimento graças à sua diversidade de recursos naturais.

Apesar dos avanços, o Brasil ainda enfrenta desafios significativos em seu sistema regulatório e corporativo. A transformação geracional é essencial, impulsionada pela necessidade de inovação e de uma transição energética sustentável. Formar novas lideranças com experiência no mercado e conhecimento das tendências globais é crucial para que as empresas se destaquem.

Foi nesse contexto que, em 2020, jovens atuantes no Ministério de Minas e Energia criaram o programa Jovens de Energia. A iniciativa visa aproximar jovens apaixonados pelo mercado de energia de empresas e especialistas do setor. O programa nasceu da vontade de oferecer espaço e integrar pessoas de todas as regiões do país, proporcionando aprendizado prático sobre o mercado de energia.

Em sua 5ª edição, o programa Jovens de Energia já recebeu mais de 2 mil inscrições e formou 115 jovens lideranças. Os participantes têm a oportunidade de aprender com referências do setor, como Barbara Rubim, Rodrigo Limp, Fernanda Delgado, Marcio Felix, Luiz Barroso e Élbia Gannoum, entre outros.

Com duração de três meses, o programa visa formar e desenvolver jovens lideranças no setor de energia, com foco na diversidade de gênero e regionalidade. Através de atividades práticas e capacitação técnica e emocional, o programa conecta os participantes a especialistas e empresas, estimulando o desenvolvimento de habilidades essenciais para o mercado e abordando os desafios corporativos dos parceiros.

O programa se destaca como uma iniciativa fundamental para atender à crescente demanda por profissionais qualificados no setor de energia. Estudos indicam que a necessidade desses profissionais deve triplicar até 2030. Nesse sentido, incluir jovens no mercado de trabalho é essencial para promover a renovação e o desenvolvimento sustentável do setor energético brasileiro.

As inscrições para a 5ª Edição do programa Jovens de Energia estarão abertas até o dia 24 de maio. Para mais informações e inscrições, os interessados podem acessar o site bit.ly/jovensdeenergiainscricao ou entrar em contato pelo e-mail contato@energyc.com.br.

O Programa Jovens de Energia tem como objetivo conectar jovens ao mercado de energia, capacitando e desenvolvendo líderes para impulsionar a inovação e a transformação energética no Brasil. Por meio de atividades práticas e encontros com especialistas, o programa busca fortalecer habilidades essenciais e resolver desafios corporativos do setor. Desde sua criação em 2020, o programa tem oferecido oportunidades de interação com lideranças do mercado, projetos baseados em desafios reais e a chance de destacar talentos no setor energético.

Com este programa, a geração da transformação energética ganha força, preparando jovens para liderar o futuro do setor de energia no Brasil.

Fonte:


Ajude a manter online o Litoral Hoje fazendo uma pequena doação por PIX. Utilize a chave PIX CNPJ 45.315.952/0001-32. Ou deposite na conta: Banco Original – 212 – Agência 0001 – Conta 7296983-0. Agradecemos a sua colaboração.

Fonte: Click Petróleo e Gás


Você pode gostar também de