10 km Tribuna FM leva mais de 21 mil corredores às ruas de Santos

Suor, cansaço, alegria, mas a palavra de ordem neste domingo (29) na Cidade mais esportiva do Brasil foi mesmo união. Santos mostrou que respira esporte e reuniu mais de 21 mil atletas, entre santistas e corredores vindos dos Estados Unidos, Bahamas, Butão, Uganda, Etiópia, Afeganistão e Quênia, para participar da 38ª edição da prova de pedestrianismo 10 km Tribuna FM, conhecida como a principal prova de 10km na modalidade do Brasil.   

O evento reuniu tanto atletas de elite, que buscavam bater seus próprios recordes, como corredores  de todas as faixas etárias, a partir dos 18 anos. O aposentado José dos Santos, 70 anos, mostrou que esporte não tem limite de idade. “Eu aposentei e não posso ficar parado. Os amigos me incentivaram a estar aqui, e essa já é a terceira vez que faço os 10km da Tribuna. Esporte é saúde, eu pesava 83kg e hoje estou com 64kg, tem me feito bem demais. O calor humano e a energia aqui dos 10km são diferentes, são sensacionais”, observou.

Segundo a engenheira Brenda Cortez Di Giulio, 31 anos, essa é a maior prova que ela já viu. “Eu sou de São Paulo, mas moro em Piracicaba, e faz mais ou menos um ano que as minhas amigas me chamaram para uma corrida lá, então eu comecei a treinar e não parei mais. Eu estava sentindo muita ansiedade e a corrida me ajudou demais a me superar. Eu fiquei sabendo da prova da Tribuna através de amigos dos meus pais que moram aqui, e é a primeira vez participando dos 10km. Eu estou chocada, nunca participei de uma prova com tanta gente”, comentou.

O médico Jaime Euclides Filho, 42, é maratonista e contou a importância da prova na sua vida de atleta. “Eu comecei a correr por causa dos 10km da Tribuna, na época eu só treinava uma vez por ano, porque era a única prova que eu fazia. Depois disso eu comecei a me apaixonar por corridas de rua, já fiz diversas provas, incluindo longas distâncias, já fiz 4 maratonas e daqui a duas semanas estou indo fazer mais uma. Foi com os 10km que tudo começou, por isso tenho tanto carinho por essa prova”, destacou. 

A publicitária Victória Simões Araújo, 22 anos, ressaltou a emoção de participar pela primeira vez da prova. “Eu sempre pratiquei atividade física, sou bem focada nesta área do esporte e sempre vi a corrida como um desafio, achava um estilo de vida diferente do que eu curtia e queria para  mim. Até que no final do ano passado, em dezembro, eu resolvi me desafiar e coloquei como meta os 10km da Tribuna. Eu estou muito feliz, correr aqui com essa energia toda, foi diferente, é uma outra energia, tinha gente fantasiada, tocando música, foi demais”, disse.

O prefeito Rogério Santos falou sobre a importância da prova para a Cidade: “São cerca de 25 mil atletas entre santistas e pessoas de outras cidades. Só de São Paulo foram cerca de 2 mil pessoas, é claro que isso movimenta muito o turismo, mas o mais importante de tudo é a união da cidade de Santos nessa data que já faz parte do calendário esportivo de Santos, que é a cidade mais esportiva do Brasil. Então hoje é um dia de felicidade, um dia de sol, depois de uma noite de muita chuva, que veio para coroar essa festa maravilhosa do esporte comemorando também os 130 anos do Grupo A Tribuna”, destacou.

O secretário de Esportes de Santos, Gelasio Fernandes, destacou o quanto a prova contribui para o incentivo ao esporte santista. “É um evento gigantesco que movimenta a economia, o turismo, o comércio, destaca o nome da Cidade no Brasil e exterior, além do principal objetivo que é fomentar o esporte em todas as idades”, disse. 

Nos lugares mais altos dos pódios ficaram o queniano Reuben Longosiwa e a brasileira Kleidiane Barbosa Jardim. Longosiwa conquistou o tricampeonato em Santos. No feminino Kleidiane Jardim, com a marca de 34min16s, levou a melhor e faturou a primeira posição. Na categoria PCD a atleta santista Vanessa Cristina garantiu o hexacampeonato. 

MASCULINO

1º lugar – Reuben Longosiwa – 29min20s
2º lugar – Wendel Jerônimo Souza – 29min20s3
3º lugar – Fábio Jesus Correia – 29min37s
4º lugar – Ederson Vilela Pereira – 29min44s
5º lugar – Fernando Augusto Rodrigues da Silva – 30min07s

FEMININO
1º lugar – Kleidiane Barbosa Jardim – 34min16s
2º lugar – Rejane Ester Brito da Silva – 34min44s
3º lugar – Mariana Pontes Villa Luchezzi – 36min13s
4º lugar – Adriana Alves – 36min19s
5º lugar – Renata Moreno dos Santos – 36min26s

Esta iniciativa contempla o item 3 dos Objetivos de  Desenvolvimento Sustentável da ONU: Saúde de Qualidade. Conheça os outros artigos dos ODS:

Ajude a manter online o Litoral Hoje fazendo uma pequena doação por PIX. Utilize a chave PIX CNPJ 45.315.952/0001-32. Ou deposite na conta: Banco Original – 212 – Agência 0001 – Conta 7296983-0. Agradecemos a sua colaboração.

Fonte: Prefeitura de Santos


Você pode gostar também de