Lula diz que taxa de juros vai cair quando indicar novo presidente ao Banco Central

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a criticar a atual taxa de juros no Brasil e o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto.

“A taxa de juros de 10,5% ao ano é irreal para uma inflação de 4%. Isso vai poder melhorar quando eu puder indicar o presidente [do Banco Central]”, disse em entrevista à rádio O Tempo durante sua passagem por Minas Gerais.

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

Lula, que junto de aliados, tem feito ataques pesados a Campos Neto desde que assumiu o governo, argumentou que não pode brigar com o presidente do Banco Central, pois ele foi escolhido pelo governo anterior e age conforme a ideologia daquele governo.

“O presidente da República não pode ficar brigando com o presidente do BC, porque ele foi escolhido pelo governo anterior, pensa ideologicamente igual ao governo anterior e não está fazendo o que deveria fazer corretamente”, declarou Lula.

Lula diz que Galípolo é “menino de ouro” e “tem condições” para presidir o Banco Central

Em entrevista à rádio CBN há dez dias, Lula acusou Campos Neto de ter um lado político e de trabalhar contra o país. Já na quinta-feira 27, ele elogiou Gabriel Galípolo, atual diretor de Política Monetária do Banco Central, apontando-o como apto para substituir Campos Neto depois de o término de seu mandato em dezembro.

“O Galípolo é um menino de ouro. Se tem um menino de ouro é Galípolo. Competentíssimo, de uma honestidade ímpar. Obviamente ele tem todas as condições para ser presidente do Banco Central. Mas nunca conversei com ele, nunca falei com ele [sobre isso]”, afirmou Lula em entrevista em Belo Horizonte.

Indicado por Lula, Galípolo votou a favor da manutenção da Selic em 10,5% ao ano na última decisão do Conselho de Política Econômica (Copom) do Banco Central.

Na entrevista desta sexta-feira, 28, Lula criticou a especulação com derivativos que valorizam o dólar e desvalorizam o real, pedindo investigação do Banco Central. “Tem especulação com derivativo para valorizar o dólar e desvalorizar o real, e o Banco Central tem que investigar isso. Se o Presidente da República que for eleito não puder falar, quem vai poder falar? O cara que perdeu? O presidente do Banco Central?”, argumentou Lula à rádio O Tempo.

Ajude a manter online o Litoral Hoje fazendo uma pequena doação por PIX. Utilize a chave PIX CNPJ 45.315.952/0001-32. Ou deposite na conta: Banco Original – 212 – Agência 0001 – Conta 7296983-0. Agradecemos a sua colaboração.

Fonte: Revista Oeste


Você pode gostar também de