PF faz operação contra plano de resgate de líderes do PCC

A Polícia Federal (PF) iniciou na manhã desta quarta-feira, 10, uma operação para impedir um plano de resgate de líderes do Primeiro Comando da Capital (PCC) presos nas penitenciárias federais de Brasília e Porto Velho (RO).

Um dos alvos é a casa da mulher de Marco Williams Herbas Camacho, o Marcola, chefe do PCC, em Alphaville, na grande São Paulo. Em março deste ano, Marcola foi transferido da penitenciária de Brasília, onde estava detido desde 2019, para o presídio federal em Porto Velho.

Cerca de 80 policiais federais cumprem 11 mandados de prisão preventiva e 13 de busca e apreensão no Mato Grosso do Sul, São Paulo e Distrito Federal.

O plano de resgate, segundo a PF

O plano contava com uma rede de comunicação estabelecida entre advogados, “que extrapolavam as suas atividades legais, ao transmitir tanto as cobranças dos presos quanto os retornos das mensagens dos criminosos envolvidos no resgate”, informou a PF.

Além do provável resgate dos presos, a organização criminosa pretendia sequestrar autoridades para conseguir a soltura de criminosos, entre outras ações.

Para organizar as atividades ilícitas, os investigados se valiam dos atendimentos e das visitas em parlatório, usando como códigos para a comunicação situações jurídicas que, comprovadamente, não existiam de fato.

A ação foi batizada de Anjos da Guarda e tem o apoio do Departamento Penitenciário Nacional.

Ajude a manter online o Litoral Hoje fazendo uma pequena doação por PIX. Utilize a chave PIX CNPJ 45.315.952/0001-32. Ou deposite na conta: Banco Original – 212 – Agência 0001 – Conta 7296983-0. Agradecemos a sua colaboração.

Fonte: Revista Oeste


Você pode gostar também de