Flying-V, o avião inovador que reduz uso de combustível e promete passagens aéreas mais baratas 

A KLM Royal Dutch Airlines, em parceria com a Delft University of Technology, revelou um projeto pioneiro de avião em formato de V, vislumbrando oferecer passagens aéreas mais acessíveis para os viajantes. Contudo, a expectativa é que este modelo inovador só chegue ao mercado emmeados de 2041. Segundo os engenheiros envolvidos no projeto, enquanto as aeronaves tradicionais dependem de asas extensas para sustentação, resultando em um corpo principal que representa um peso adicional, o revolucionário avião em formato de V busca integrar todas as partes essenciais da aeronave em uma única estrutura eficiente.

Com a cabine de passageiros, o porão de carga e os tanques de combustível juntos em um único espaço o avião em formato de V economiza muito combustível, mesmo tendo capacidade para 314 pessoas.

Segundo o tabloid The Sun, os engenheiros comparam o avião em formato de V ao modelo A350 e afirmam que ambos conseguem carregar a mesma quantidade de carga, entretanto, que o V é energeticamente mais eficiente. Um protótipo em escala foi lançado recentemente pelas empresas e, os testes foram bastante promissores.

Para o líder do projeto na Delft, Dr. Roelof Vos, o avião em formato de V é menor que o A350 e possui menos área de superfície de entrada em comparação com a quantidade de volume disponível. O resultado é menos resistência, ou seja, significa que o Flying-V precisa de menos combustível para percorrer a mesma distância, gerando passagens aéreas baratas. A equipe também explora métodos de propulsão alternativos e sustentáveis, possivelmente utilizando hidrogênio líquido, visto que ele não produziria nenhuma emissão de carbono.

Em forma de V, o veículo que trará passagens aéreas baratas pode ser 20% mais econômico, desta forma, poluindo e gastando menos. Além disso, os engenheiros buscam desenvolver novas formas de propulsão como elétrica e híbrida elétrica.

Como citado anteriormente, a ideia é que o Flying-V transporte cerca do mesmo número de passageiros do A350, 314 em sua configuração padrão, e a mesma quantidade de carga, 160 m3. Durante o voo do primeiro protótipo, todas estas condições de peso, envergadura e velocidade foram consideradas e o voo foi um sucesso.

Durante o voo do protótipo, de 2,76 metros de comprimento e 3,06 metros de envergadura, a decolagem foi realizada com facilidade e aconteceu a uma velocidade de 80 km/h. O empuxo do avião foi ótimo e as velocidades de voo e ângulos saíram como o previsto.

Apenas o centro de gravidade da aeronave estava situado um pouco mais para trás do que havia sido calculado com antecedência. Outro detalhe importante, foi a instabilidade do avião em formato de V durante o pouso por conta da dificuldade de manter as asas niveladas, o que será ajustado nos próximos voos.

A primeira vista o Flyng-V é “estranho”, visto que há a falta de um estabilizador horizontal traseiro e dos motores debaixo da asa. O Flyng-V é estabilizado pela localização no centro aerodinâmico da asa e pelo centro de gravidade do avião.

O controle de inclinação e rotação é fornecido pelos ailerons segmentados na borda de fuga das asas e o de guinada é fornecido pelos lemes que são integrados aos winglets, segundo Roelof Voz.

A ideia segue um pouco o do Concorde e o pouso é feito com o nariz bem elevado para manutenção da sustentação. Os motores superiores foram pensados levando em conta o centro de gravidade e a aerodinâmica das asas da nova aeronave. Além disso, o motor situado atrás da cabine de passageiros reduz o ruído no interior do avião.

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Fonte: Click Petróleo e Gás


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