Evo Morales está ‘convencido’ de que revolta militar na Bolívia foi ‘autogolpe’

Evo Morales, ex-presidente da Bolívia, está convencido de que a rebelião militar da semana passada tratou-se de um autogolpe planejado pelo atual presidente, Luis Arce. O ex-chefe do Executivo boliviano proferiu a declaração neste sábado, 29.

+ Leia mais notícias de Mundo em Oeste

“Lucho nos enganou, mentiu para nós, mentiu para os bolivianos e para o mundo inteiro”, afirmou Evo Morales, segundo o jornal local La Razón. “Se foi um golpe ou um autogolpe, há debate. Mas estou mais convencido de que foi um autogolpe para melhorar a imagem dele ou para deixar a Presidência à junta militar.”

Militares do Exército da Bolívia deixaram a Praça Murillo, no fim da tarde desta quarta-feira, 26, depois de uma tentativa de golpe de Estado pic.twitter.com/Prts7OPYh4

A revolta militar na Bolívia

Na quarta-feira 26, militares tomaram a Praça Murillo, em La Paz, e avançaram contra a porta do palácio presidencial com um blindado do Exército. O general Juan José Zúñiga, considerado o líder do revolta, acabou demitido do cargo na terça-feira 25, depois de ameaçar Evo Morales.

Zúñiga está em um presídio de segurança máxima desde ontem, quando um juiz decretou seis meses de prisão preventiva. O general e outros dois militares são acusados de liderar um levante e enfrentam acusações de terrorismo e rebelião armada. Se condenados, podem ficar 20 anos na cadeia.

Evo Morales rompeu com Luis Arce

Em 2019, Evo Morales renunciou ao cargo de presidente e buscou asilo no México, depois de alegações de fraude nas eleições e protestos maciços. Ele retornou à Bolívia em 2020, com a vitória de Luis Arce, ambos do partido MAS. Nos últimos meses, desentendimentos entre os dois causaram um racha na sigla.

O ministro do Governo, Eduardo Del Castillo, negou as recentes acusações de Zúñiga. Logo depois de ser preso, o general acusou Luis Arce de orquestrar o golpe. O militar teria apenas seguido as ordens do atual presidente.

“As declarações de Zuñiga carecem de veracidade”, afirmou Del Castillo, em entrevista ao portal boliviano Unitel, na quinta-feira 27. “Ele já estava informado sobre a perda de seu cargo. Ele havia violado a Constituição.”

Confira as imagens da tentativa de golpe

Leia também:

Ajude a manter online o Litoral Hoje fazendo uma pequena doação por PIX. Utilize a chave PIX CNPJ 45.315.952/0001-32. Ou deposite na conta: Banco Original – 212 – Agência 0001 – Conta 7296983-0. Agradecemos a sua colaboração.

Fonte: Revista Oeste


Você pode gostar também de