PRF- AM apreende 800 Kg de pescado na BR 230

Uma fiscalização policial realizada na noite de quinta-feira (27) na BR 230, no município de Humaitá, resultou na apreensão de cerca de 800 kg de peixe da espécie dourado (Brachyplatystoma rousseauxii) e 130 galões de ARLA 32.

Ao abordar o veículo, a equipe policial constatou as seguintes irregularidades:
Falta de nota fiscal: O peixe não possuía qualquer documento fiscal, configurando crime fiscal. O ARLA 32 também estava com nota fiscal inidônea.

Infração sanitária: O transporte do peixe sem refrigeração e com ARLA 32, uma substância química tóxica, configura infração sanitária.

Crime ambiental: O dourado é uma espécie nativa da Amazônia protegida pela legislação ambiental. A falta de documentação que comprovasse a pesca lícita configura crime ambiental.

A ocorrência foi encaminhada à SEFAZ para apurar os ilícitos fiscais, lavrar autos de infração e cobrar o imposto devido. O ARLA 32 com nota inidônea foi retido até regularização. A carga de peixe foi apreendida pela ADAF e a empresa proprietária do veículo será autuada por descumprimento de normas sanitárias.

O condutor, a proprietária do veículo e a tomadora do serviço de transporte foram encaminhados à Polícia Civil para responder pelos crimes de pesca ilegal, transporte de mercadoria sem nota fiscal e transporte de produtos de origem animal sem procedência.

Ajude a manter online o Litoral Hoje fazendo uma pequena doação por PIX. Utilize a chave PIX CNPJ 45.315.952/0001-32. Ou deposite na conta: Banco Original – 212 – Agência 0001 – Conta 7296983-0. Agradecemos a sua colaboração.

Fonte: Policia Rodoviária Federal

Você pode gostar também de