Vilas Criativas de Santos formam mais 43 alunos na área de cuidados pessoais e beleza

As Vilas Criativas da Beleza do Mercado e dos Morros promoveram nesta sexta-feira (28) a entrega dos certificados a 43 alunos que concluíram os cursos de barbearia, manicure, design de sobrancelhas e maquiagem.

O grupo faz parte do Projeto Salão-Escola Autoestima e seus integrantes são pessoas atendidas pelos serviços socioassistenciais do Município. A cerimônia de formatura ocorreu no Parque Tecnológico de Santos.

Coordenadora de Desenvolvimento Social da Prefeitura, Juliana Laffront, diz que a conclusão do curso representa o encerramento e o começo de um novo ciclo na vida dos alunos.

“Agora eles são profissionais muito bem qualificados e preparados para o mercado de trabalho. Sabemos que a renda é um fator importante para superar a vulnerabilidade social e eles estão instrumentalizados para correr atrás das oportunidades a fim de construir novas trajetórias”.

Concluindo o curso de design de sobrancelhas, Alexy Aparecida, 24, disse que é muito representativo ter sido escolhida a oradora da cerimônia, por conta de sua orientação sexual. “Estar aqui é como se eu estivesse sendo incluída na sociedade novamente. Como uma mulher trans, sendo uma oradora, é muito orgulho e gratificante. Mostra que eu estou representando muitas pessoas que também poderiam estar aqui”.

Alexy conta que encontra grande dificuldade em conseguir um emprego e que decidiu começar o curso por não gostar mais de sua formação anterior. “Sou técnica de enfermagem, mas acabei não me identificando, então preciso me incluir novamente. Por isso, decidi abrir o leque, explorar e acabei amando a área da beleza e estética”.

Ansiosa, ela pretende começar seu empreendimento e seguir na nova área. “Agora estou tentando ser minha própria patroa. Já conversei com a designer gráfica, estamos montando tabela de preço, logotipo, e daqui a algum tempo, terei o meu próprio espaço”.

Outro formando que quer iniciar o próprio negócio é Angel dos Santos, 20, que concluiu o curso de barbearia. “Entrei nesse ramo porque quero fazer outras pessoas felizes. Quando cortamos o cabelo, melhoramos o humor, aumentamos sua autoestima e fazemos os outros se sentirem melhor. As pessoas se sentem renovadas. É isso que o salão de beleza proporciona”.

Esta iniciativa contempla o item 4 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU: Educação de Qualidade. Conheça os outros artigos dos ODS

Ajude a manter online o Litoral Hoje fazendo uma pequena doação por PIX. Utilize a chave PIX CNPJ 45.315.952/0001-32. Ou deposite na conta: Banco Original – 212 – Agência 0001 – Conta 7296983-0. Agradecemos a sua colaboração.

Fonte: Prefeitura de Santos


Você pode gostar também de