Saúde em Santos tira dúvidas sobre a vacina contra a gripe

A vacina contra a gripe, ampliada em Santos para mais grupos na última segunda-feira (16), segue com baixa adesão. A imunização é essencial para evitar o agravamento da doença, principalmente no momento em que as temperaturas estão em queda e as pessoas tendem a permanecer em lugares fechados.

Para esclarecer sobre a importância da vacina, as doses necessárias, quem deve tomar e tirar outras dúvidas da população, a chefe do Departamento de Vigilância em Saúde da Prefeitura, Ana Paula Valeiras, respondeu a várias perguntas ao Santos Portal. 

1 – Tomei a vacina contra a gripe no final do ano passado. Preciso tomar novamente? 
“Sim, você precisa tomar novamente, porque agora estamos diante de uma nova cepa, que está inserida na vacina aplicada atualmente”. 
2 – Estou em dia com a vacinação contra a covid-19. Estou protegido contra a gripe também? 
“Não. A vacina contra a covid-19 protege apenas contra o coronavírus. A vacina contra a gripe precisa ser tomada todo ano para combater a doença, pois ela se renova nesse período”. 
3 – A vacina contra a gripe causa reações?
“A reação é apenas a sensação de dor no local em que a vacina foi aplicada. O imunizante é composto por vírus mortos e inativados, o que não causa nenhuma reação ao corpo”.
4 – Os grupos contemplados nas primeiras etapas da vacinação contra a gripe ainda podem ser vacinados? 
“Sim. Esses grupos continuam fazendo parte do público. Todos que fazem parte dos grupos contemplados anteriormente, e que ainda não foram vacinados, devem tomar a vacina”.
5 – A Prefeitura vai abrir a vacinação contra a gripe para todas as pessoas?
“Sim, todos serão vacinados. As vacinas chegam através do Governo do Estado, por isso temos que fazer as divisões por etapas dos grupos, por faixa etária e categoria profissional”.
6 – Quais grupos já podem tomar a vacina da gripe?
“O público que pode ser vacinado atualmente é composto de idosos (a partir de 60 anos), crianças de seis meses a menores de cinco anos, grávidas, puérperas (até 45 dias após o parto), trabalhadores da saúde, professores, portuários, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo, forças de segurança e salvamento, forças armadas, trabalhadores do sistema prisional, pessoas com deficiência e pessoas com comorbidades”.
7 – Posso tomar a vacina contra a gripe e contra a covid-19 no mesmo dia?
“Sim. Aliás, você deve se vacinar com os dois imunizantes”

Confira os postos de vacinação aqui.

Ajude a manter online o Litoral Hoje fazendo uma pequena doação por PIX. Utilize a chave PIX CNPJ 45.315.952/0001-32. Ou deposite na conta: Banco Original – 212 – Agência 0001 – Conta 7296983-0. Agradecemos a sua colaboração.

Fonte: Prefeitura de Santos


Você pode gostar também de