Santos firma parceria para ampliar ações de conscientização ambiental

Santos pretende aprofundar ações socioambientais que visem conscientizar a população e envolver moradores na luta pela preservação de mangues, rios e mares.

É o que o Município pretende a partir do convênio estabelecido nesta terça-feira (8), com o instituto EcoFaxina.

As ações terão como foco projetos para a região de mangue, no Dique da Vila Gilda, onde o Município implementará o projeto Parque Palafitas, e no São Manoel, por exemplo, e a primeira atividade deverá ocorrer ainda em março, para marcar as comemorações do Dia da Água (22).

O instituto é conhecido por realizar, por exemplo, diversos mutirões de limpeza de mangue e outros ecossistemas costeiros, contando sempre com a participação de voluntários.

O prefeito Rogério Santos destacou que o EcoFaxina está envolvido com esse tipo de atividade desde 2008, que se notabiliza não somente pelo caráter ambiental, mas também pelo aspecto social – ao envolver comunidades – e urbanístico.

“Com o apoio do instituto, a gente consegue ampliar a ação da Prefeitura tanto na educação ambiental quanto na coleta e tratamento desses resíduos. É uma parceria que contribui para equacionar o problema de depósito e descarte de resíduos em áreas de manguezal. Reduzindo o lixo no mangue, a gente reduz o lixo na praia”, destaca o secretário de Meio Ambiente, Marcos Libório.

Outra ação deve ocorrer em junho, marcando o aniversário do Patriarca da Independência, o santista José Bonifácio de Andrada e Silva, em alusão também ao Bicentenário da Independência do Brasil.

Para o diretor-presidente do Instituto Ecofaxina, William Rodriguez Schepis, a parceria proporcionará a realização de mais ações, com o estabelecimento de um cronograma para o ano todo. O evento contou ainda com a participação do presidente do Lide Litoral Paulista, Jarbas Marques.

 


Fonte: Prefeitura de Santos


Você pode gostar também de