Escola Livre de Dança de Santos ganhará nova sede no Centro

A Escola Livre de Dança (ELD) ganhará uma nova casa, a partir da próxima terça-feira (2), quando será inaugurada a nova sede na Rua XV de Novembro, 183, Centro Histórico. Na retomada das aulas, programada para o início de agosto, o local atenderá 238 alunos, do pré ao 8º ano.

A ELD oferece um cronograma idealizado especialmente pela direção e professores capacitados. Os alunos começam os estudos com o balé clássico (que segue até o final do curso) e, ao longo dos anos, são inseridas outras modalidades como jazz, sapateado americano, dança contemporânea, sapateado irlandês, canto, história da dança e anatomia. Na nova edificação, o térreo e mais dois pavimentos foram transformados em três grandes estúdios de dança, com espaço somado de 360m², piso flutuante – que garante menor impacto nas articulações dos alunos – climatização e sonorização, além de barras de alongamento e espelhos.

O prédio também conta com recepção, salas administrativas, salas para materiais e sanitários. “Conseguimos montar a Escola em um local à altura do talento das nossas bailarinas. Esta mudança vai melhorar a formação dessas crianças e jovens, levando mais conforto e qualidade no processo de aprendizado”, comentou a secretária de Cultura, Conceição Calixto.

HISTÓRIA

A Escola Livre de Dança surgiu em 2002, a partir do projeto da Secretaria de Cultura de Santos (Secult), tendo como base a iniciação à dança criativa, estilo livre e dança moderna, com a intenção de levar cultura aos moradores de Santos por meio da dança. Em 2007, transforma-se e se torna uma escola de formação de bailarinos, com um projeto inovador comandado por Patrícia Ricci, no qual os alunos aprendem e aperfeiçoam todas as vertentes da dança.

Enquanto equipamento público, o espaço é responsável pela ação pedagógica de formação dos educandos por meio da articulação e circulação de saberes sobre a dança, colaborando para o fortalecimento da cultura, da arte e do aprendizado, além de promover a inclusão social.

A instituição pública já ganhou dezenas de prêmios e participou de vários festivais nacionais e internacionais, conquistando primeiros lugares nos festivais Tanzolymp (Alemanha), Amsterdans Competition (Holanda), Dança de Joinville (Santa Catarina) e Internacional de Goiás.

A Escola Livre de Dança funcionou em vários locais. Em 2007 na Rua Antônio Bento, depois, a partir de 2013, no complexo do Cais Milton Teixeira e desde 2021, as aulas foram ministradas no Teatro Rosinha Mastrangelo. Já nos últimos dois anos, a Escola funcionou no Educandário Anália Franco.

A instituição conta atualmente com uma equipe pedagógica de seis professores especializados em suas modalidades, uma estagiária, um pianista, duas produtoras e uma diretora. Nestes 22 anos de história, já formou mais de 100 bailarinos.

 

Esta iniciativa contempla o item 4 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU: Educação de Qualidade. Conheça os outros artigos dos ODS.

Fotos: Carlos Nogueira

Ajude a manter online o Litoral Hoje fazendo uma pequena doação por PIX. Utilize a chave PIX CNPJ 45.315.952/0001-32. Ou deposite na conta: Banco Original – 212 – Agência 0001 – Conta 7296983-0. Agradecemos a sua colaboração.

Fonte: Prefeitura de Santos


Você pode gostar também de