Desafio da escola em período integral é abordado em palestra na Semana da Educação de Santos

Dialogando sobre os principais temas do setor, a 34º Semana da Educação em Santos, reuniu nesta sexta-feira (22), palestrantes para conversar remotamente com profissionais da educação. A professora universitária, Jaqueline Moll, com a temática “Educação integral: desafios para a escola e para a cidade”, falou sobre como esse sistema educacional impacta na vida dos estudantes, dentro e fora da sala de aula.

Explicando as políticas públicas do ensino em tempo integral e como ela interfere no cotidiano da sociedade, listou características que são essenciais para o desenvolvimento dos alunos: aprender a conhecer, aprender a ser, conviver, fazer e a cuidar do próximo.

“Nós temos que construir uma sociedade de cooperação, para que escolas e alunos entendam a importância de ajudar. Quando eu falo em tempo integral, quero falar sobre a educação tanto nas escolas quanto na cidade, então precisamos abordar o aluno de forma que ele entenda a importância desse sistema e como isso vai contribuir positivamente para a sua formação”.

A professora finalizou a palestra respondendo à pergunta de um profissional e reafirmando que com a educação integral “podemos construir um País melhor para os jovens”. Também agradeceu as intérpretes de Libras Tarciane e Fabiana, que estiveram presentes, fazendo a tradução para os surdos, durante as explicações.

Temas das palestras remotas desta sexta (22)

– Santos: uma cidade de várias visões – Marcos Piffer.
– Autismo: saúde e educação para acolher e incluir – Rosane Lowenthal.
– O surdo, a língua, a imagem do pensamento e a Libras – Sueli Ramalho.
 – Os problemas de convivência na escola (12ª SIPAT – Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho) – Telma Vinha.
– Educação integral: desafios para a escola e para a cidade – Jaqueline Moll.
– Alfabetização: narrativas que nos constituem – Rosângela Veliago.
– O Livro infantil concebido na fronteira entre Arte e Literatura – Renato Moriconi.
– Economia solidária para uma existência plural – Alcielle dos Santos.
– Violência(s) nas distorções da imagem infantojuvenil – Carla Borges.

Com palestra presencial, no auditório da Universidade São Judas, às 19h, a escritora e filósofa política, Djamila Ribeiro, abordará o tema “Lugar de fala”. As inscrições para esta ação já foram encerradas.
Para finalizar a 34º Semana de Educação em Santos, no sábado (23), serão realizadas duas sessões de cinema, no Cine Roxy 5 (Gonzaga), às 11h. Os filmes exibidos serão: ‘Dos 3 aos 3’ e ‘Close’. Os ingressos serão limitados, distribuídos por ordem de chegada a partir das 10h.

A iniciativa conta com a parceria do Conselho Municipal de Educação.  A 12ª Sipat Educação ‘Edison Vicente Silvino’ (Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho), com a temática “Harmonia nas relações interpessoais – a importância de cada indivíduo no equilíbrio do todo”; e a 9ª Onda Literária, com participações de autores diversos, por meio de vídeos, e descontos em livrarias parceiras;  integram a 34ª Semana da Educação.

Esta iniciativa contempla o item 4 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU: Educação de Qualidade. Conheça os outros artigos dos ODS.

Ajude a manter online o Litoral Hoje fazendo uma pequena doação por PIX. Utilize a chave PIX CNPJ 45.315.952/0001-32. Ou deposite na conta: Banco Original – 212 – Agência 0001 – Conta 7296983-0. Agradecemos a sua colaboração.

Fonte: Prefeitura de Santos


Você pode gostar também de