Colaboradores da saúde em Santos se preparam para atendimento em Libras

Colaboradores da rede municipal de saúde ligados a unidades que funcionam 24 horas em Santos estão participando de uma capacitação em Libras para desenvolver uma comunicação adequada no atendimento inicial ao paciente portador de deficiência auditiva. 

O curso começou em fevereiro último e será concluído em julho. A primeira turma é formada por 20 alunos selecionados de forma a contemplar a presença em várias unidades de saúde.

Orientando a turma, o intérprete de Libras Fernando Prado, 25, conta que no início, como os alunos ainda não tinham vocabulário para conseguir simular uma conversa, foram desenvolvidas dinâmicas com o intuito de que conseguissem aprender, de fato, como é feito cada sinal.

“Como qualquer outra língua, iniciamos pelo alfabeto, números, verbos, pronomes e depois os sinais das palavras, voltadas para a área da saúde, como gesticular exames, procedimentos médicos etc.”.

Nesta reta final do curso, a turma faz simulações para vivenciar como funcionaria este tipo de atendimento. “Agora, estamos fazendo uma dinâmica voltada ao que acontece numa rotina de consultas na policlínica, mas ao em vez de falar, eles têm que sinalizar, colocando em prática tudo o que estão aprendendo”, explica o instrutor.

Entusiasmada, a assistente social Lilian Peixoto, 56, diz que sempre teve o desejo de fazer um curso de Libras e já pede uma continuação, pois não quer que as aulas acabem. Ela ainda menciona que no momento da dinâmica ficou um pouco tensa por ainda estar no processo de aprendizagem e não ter o domínio dos gestos.

“É gostoso, porque na dinâmica você aprende mais, relembra os sinais que eventualmente esqueceu e consegue ver exatamente como seria no dia a dia. Na hora em que chegar uma demanda assim vai ficar mais fácil de se comunicar”.

Contente com os resultados, a também intérprete de Libras Marcia Adriana, 47, observa um bom desempenho nos alunos e o objetivo do curso alcançado.

“Estamos muito felizes. Vamos finalizar com sensação de dever cumprido, pois caso chegue um paciente com deficiência auditiva, estes alunos já têm a capacidade de receber e fazer essa primeira comunicação até a chegada de um intérprete de Libras da nossa central”.

A capacitação é oferecida em parceria entre as secretarias da Mulher, Cidadania, Diversidade e Direitos Humanos (Semulher) e Saúde (SMS).

CENTRAL DE INTERPRETAÇÃO DE LIBRAS

O serviço é gratuito e oferecido pela Prefeitura a todas as pessoas usuárias de Libras – Língua Brasileira de Sinais. Os canais de acesso aos intérpretes de Libras da central são:

WhatsApp – (13) 99643-2523 ou 99659-6123 – via chamada de vídeo para atendimentos remotos. Pode ser acessado tanto pelo próprio munícipe surdo como pelos agentes de saúde pública.

E-mail – centraldelibras@santos.sp.gov.br – para agendamento de consultas médicas, exames e laboratoriais.

Instagram – @cmml_santos para notícias de relevância e utilidade pública.

Em caso de atendimento de pacientes surdos desacompanhados que comparecerem aos equipamentos públicos de Santos e necessitarem de intérprete de Libras para sua comunicação: contate pelo WhatsApp.

Esta iniciativa contempla o item 4 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU: Educação de Qualidade.

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Fonte: Prefeitura de Santos


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