Sesap faz reunião para definir ações da Saúde para a temporada de verão

Colaboração Rodrigo Herrero

Com o objetivo de organizar as ações da Saúde para a temporada de verão e para o ano de 2023, a Secretaria de Saúde Pública (Sesap) de Praia Grande realizou nesta segunda-feira (21) uma reunião técnica com os subsecretários e secretários-adjuntos. Foram estabelecidas inúmeras diretrizes para atender com qualidade a população praia-grandense e a grande quantidade de turistas que visitam nessa época do ano.

Considerada a segunda cidade mais visitada do Estado e o quarto destino turístico mais procurado do Brasil, Praia Grande está em constante desenvolvimento e tem trabalhado de maneira planejada também na área da saúde. O primeiro encontro entre os gestores serviu para dar o pontapé para as demais reuniões na saúde, agora setoriais com os times de técnicos, para avaliar as necessidades e reforçar as equipes e os atendimentos durante o período de maior fluxo de pessoas.

“Praia Grande é um município acolhedor e que recebe muitas pessoas, então, precisamos estruturar todos os serviços, não só de urgência e emergência, mas também a Atenção Primária, as Especialidades e o Hospital Irmã Dulce. Todos devem estar funcionando plenamente, e de forma integrada, para darmos o melhor acesso dos serviços à população”, destacou o secretário de Saúde do Município, Cleber Suckow Nogueira.

Um dos objetivos da Sesap é o de intensificar o atendimento das unidades de Urgência e Emergência de Praia Grande. A Cidade conta com as Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs) Quietude e Samambaia, três bases do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e o Complexo Hospitalar Irmã Dulce, único hospital 100% SUS, porta aberta (que atende demanda espontânea, sem a necessidade de que o paciente passe em outra unidade de saúde antes), com mais 250 leitos em funcionamento na Baixada Santista.

Praia Grande também seguirá reforçando os trabalhos na saúde preventiva na rede de Atenção Primária, por meio das 30 Unidades de Saúde da Família (Usafas), espalhadas em 100% do território praia-grandense, que garantem a maior cobertura da Baixada Santista. As unidades são a porta de entrada ao Sistema Único de Saúde (SUS) em Praia Grande e estão focadas na prevenção, desafogando a rede de urgência e emergência, uma vez que a população passa a distinguir com mais clareza quando realmente é necessário procurar um pronto-atendimento.

Novos Equipamentos – E para além da atenção dedicada ao atendimento durante a temporada de verão, a Sesap também está discutindo as mudanças previstas para 2023 na saúde praia-grandense, a partir de novos equipamentos que estão em construção, caso do Pronto-Socorro Central, que está previsto para ser inaugurado em janeiro. O PS irá ampliar o atendimento de urgência e emergência da Cidade e trazer uma série de benefícios em toda a rede municipal de saúde. Além disso, está sendo reformulada a Regulação Municipal, para atender essas transformações e integrar os serviços de saúde, gerando um atendimento mais eficiente aos munícipes em todos os níveis de atenção.

“As reuniões servem para organizarmos os fluxos e processos, não só nos preparando para a temporada, mas também para o ano que vem, em que teremos novos fluxos e uma regulação de serviços já a partir da Atenção Primária, além da inauguração do novo Pronto-Socorro Central e das reformas que estão sendo realizadas no Hospital Irmã Dulce, que vão impactar positivamente na nossa rede. Estamos nos estruturando para expandir os serviços e oferecer um atendimento com cada vez mais qualidade”, finalizou Nogueira.

Ajude a manter online o Litoral Hoje fazendo uma pequena doação por PIX. Utilize a chave PIX CNPJ 45.315.952/0001-32. Ou deposite na conta: Banco Original – 212 – Agência 0001 – Conta 7296983-0. Agradecemos a sua colaboração.

Fonte: Prefeitura de Praia Grande


Você pode gostar também de