RS e SC devem registrar neve e chuva congelada no fim de semana

O primeiro fim de semana de julho trará riscos de tempestades, chuvas intensas, geadas e neve no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. As cidades de Vacaria (RS), São José dos Ausentes (RS), São Joaquim (SC) e Urupema (SC) estão entre as áreas com maior chance de precipitação invernal no sábado 6 e no domingo 7.

+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste

Precipitações invernais podem ocorrer, incluindo chuva congelada, que acontece quando um floco de neve derrete ao sair da nuvem por causa da temperatura positiva, mas congela novamente ao encontrar o ar frio antes de tocar o solo. A chuva congelante ocorre quando a água congela toca a superfície.

Conforme a empresa de meteorologia Climatempo, uma nova massa de ar frio de origem polar avança pela Argentina. O fenômeno deve causar uma queda nas temperaturas na Região Sul do Brasil.

O Rio Grande do Sul e parte de Santa Catarina devem sentir o resfriamento mais intenso. Na região, as temperaturas devem variar de 13°C e 27°C. Ou seja, não serão tão baixas como no último fim de semana.

Possibilidade de neve

A combinação de alta umidade e frio intenso em algumas áreas serranas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina pode resultar em precipitações invernais. Nesse sentido, a meteorologia indica possibilidade de chuva congelada e neve.

O frio poderá ser suficiente para provocar neve apenas nas áreas mais altas das serras dos dois Estados sulistas. Embora a probabilidade de neve não seja alta, não pode ser descartada.

E temos OFICIALMENTE a primeira neve do ano em Bom Jardim da Serra, no Planalto Sul de Santa Catarina.

👉 Quem é assinante da Conexão GeoClima ficou sabendo dessa possibilidade já na semana passada! Participe do nosso Close Friends, chame no direct.

📸 via WhatsApp pic.twitter.com/3tKkTHwtlt

Leia também:

Ajude a manter online o Litoral Hoje fazendo uma pequena doação por PIX. Utilize a chave PIX CNPJ 45.315.952/0001-32. Ou deposite na conta: Banco Original – 212 – Agência 0001 – Conta 7296983-0. Agradecemos a sua colaboração.

Fonte: Revista Oeste


Você pode gostar também de