Gincana marca Dia da Matemática na EM Felipe Avelino

Uma gincana para lá de eletrizante agitou os alunos da EM Vereador Felipe Avelino Moraes. Em comemoração ao Dia da Matemática, celebrado nesta sexta-feira (6), a unidade de ensino promoveu atividade que mobilizou toda a escola. Números e cálculos serviram como pano de fundo para definir os vencedores dos períodos da manhã e da tarde. Participaram das ações estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental.

A iniciativa teve como objetivo proporcionar aos alunos momentos divertidos com a matemática. Sempre com a finalidade de que pudessem não apenas participar, mas também torcer pelo amigo, instigando a competição de forma madura e respeitosa. Para isso, a gincana contou com quatro etapas, sendo, destas, duas realizadas dentro da sala de aula e outras duas na etapa final na quadra.

Na primeira fase eliminatória, os alunos precisaram descriptografar um poema encontrado no livro “O homem que calculava” de autoria do escritor Malba Tahan. Na segunda parte, os estudantes selecionados realizaram operações matemáticas existentes em figuras geométricas. O objetivo era unir as partes por meio dos resultados iguais formando assim uma figura. O primeiro a desvendar o mistério ia para a parte final.

Uma vez definidos os representantes por sala, todos os alunos participaram do grande momento que aconteceu na quadra. Em duplas, eles tiveram cinco minutos para responder 10 perguntas de matemática. As duas melhores turmas foram para a grande final. Nesta fase, os quatro jovens disputaram entre si. Eles tiveram que percorrer um circuito que trabalhou com cálculos e raciocínio lógico. O mais rápido e que respondeu de forma correta todas as atividades foi o vencedor.

Na verdade, a mais rápida. A aluna, Alice Estrela dos Santos, ficou em primeiro lugar da gincana disputada na parte da manhã por estudantes do 6º e 7º anos. A jovem confidenciou que a tensão e nervosismo tomaram conta na hora da competição. “Primeiro por representar a sala na frente de todos. Ainda que matemática seja a minha matéria preferida esse momento foi bastante desafiador. Estou feliz por ficar em primeiro”.

A gincana para marcar o Dia da Matemática ocorreu por meio de iniciativa dos educadores da disciplina. Essa foi a segunda vez que a EM Felipe Avelino realizou a ação, a primeira foi em 2019. “Por conta da pandemia, nos últimos dois anos não ocorreu. Até por isso, ver a mobilização e envolvimento dos alunos hoje tem um gosto ainda mais especial”, explicou a professora, Kaoma Ferreira de Bessa.


Fonte: Prefeitura de Praia Grande


Você pode gostar também de