Patrulha Maria da Penha de Guarujá participa de eventos alusivos ao Agosto Lilás

Palestras aconteceram neste mês e discutiram ações de prevenção a violência contra mulher

Como parte da campanha Agosto Lilás, mês de prevenção à violência contra a mulher, a Patrulha Guardiã Maria da Penha de Guarujá, grupamento da Guarda Civil Municipal (GCM) participou nas últimas semanas de eventos alusivos ao tema. No dia 11, o grupamento realizou uma palestra sobre a Lei Maria da Penha e o funcionamento da Patrulha no Município. O evento foi realizado no Sofitel Jequitimar (Praia do Pernambuco) e contou com presença dos colaboradores do hotel.

Já entre os dias 23 e 25, a equipe participou do IV Seminário sobre Violência Doméstica, realizado pela Secretaria de Segurança Urbana de São Paulo, no Memorial da América Latina, na Capital. A iniciativa contou com a participação das guardas civis de 159 municípios.

Patrulha Maria da Penha

A Patrulha Guardiã Maria da Penha atua na fiscalização e prevenção a todas as formas de violência doméstica contra a mulher, em Guarujá. A iniciativa foi instituída pelo Decreto Municipal nº 13.045/2019 e visa à proteção de mulheres em situação de violência, por meio da atuação preventiva e comunitária da GCM.

O trabalho é articulado com a Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social (Sedeas), Ministério Público do Estado de São Paulo e Delegacia de Defesa da Mulher.  Os guardas civis atuam mediante a identificação e seleção de casos pelo Ministério Público.

Desde 2019, o programa já atendeu 621 casos encaminhados pelo Ministério Público. Atualmente, 93 mulheres são assistidas. Foram realizadas 32 prisões por descumprimento de medida protetiva.

Ajude a manter online o Litoral Hoje fazendo uma pequena doação por PIX. Utilize a chave PIX CNPJ 45.315.952/0001-32. Ou deposite na conta: Banco Original – 212 – Agência 0001 – Conta 7296983-0. Agradecemos a sua colaboração.

Fonte: Prefeitura de Bertioga


Você pode gostar também de