Irmão de Janja é contratado para atuar em campanha de aliada de Lula em cidade do RJ

Luiz Cláudio da Silva, irmão da primeira-dama Janja, foi contratado como novo auxiliar da prefeita de Cabo Frio, Magdala Furtado (PV), informou o portal UOL.

Ele agora faz parte da equipe de coordenação da pré-campanha à reeleição da prefeita. A contratação ocorre depois da polêmica gerada pela nomeação do filho da ministra Nísia Trindade (Saúde) como secretário de Cultura da mesma cidade.

André Bandeira, assessor especial de Magdala Furtado, explicou que o irmão de Janja deixou Curitiba, onde residia, para se juntar à campanha eleitoral em Cabo Frio, na Região dos Lagos fluminense. Segundo ele, “Magdala é a candidata apoiada por Lula, e o governo federal tem prestado todo o apoio possível à sua campanha”.

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

Ao ser questionado se a indicação de Luiz Cláudio partiu do presidente, Bandeira confirmou: “Sim, o presidente Lula tem investido bastante na cidade, trazendo projetos do Programa de Aceleração do Crescimento, como os ônibus elétricos para transporte gratuito e creches em tempo integral, além de melhorias significativas na área da saúde”.

Dentro do grupo da pré-campanha, Luiz Cláudio é apelidado de “Janjo”. Ele trabalha com publicidade, mas não há informações claras sobre sua experiência prévia em coordenação de campanhas. “Luiz Cláudio tem um histórico na política”, afirmou Bandeira. “Sua esposa já foi vereadora no Tocantins. Ele é um político.”

Em entrevista ao UOL, Luiz Cláudio, em dois momentos distintos, disse que responderia posteriormente, pois estava em viagem. Depois, ao ser questionado por e-mail se participava da coordenação da campanha, ele respondeu apenas “não”. Não houve resposta sobre qual função ele desempenha na campanha após essa interação. Foi apurado que ele está em Cabo Frio há pelo menos um mês.

A assessoria do presidente Lula informou que ele “não indicou seu cunhado e não está envolvido em ações para auxiliar a campanha de Magdala”.

A equipe da primeira-dama não retornou os contatos até o fechamento desta edição.

A participação de Luiz Cláudio na campanha foi inicialmente divulgada pelo blog local Talk Show dos Lagos.

Outros favorecimentos políticos em Cabo Frio

O governo federal já havia favorecido Cabo Frio com recursos adicionais do Ministério da Saúde, liderado pelo PT, de acordo com a Folha.

Em janeiro, a ministra Nísia Trindade liberou R$ 51 milhões extras para a cidade, destinados a despesas com atendimento de alta e média complexidade. Vinte e um dias depois dessa liberação, o filho da ministra foi nomeado secretário municipal de Cultura. Assim como o irmão de Janja, ele não tinha vínculos prévios com a cidade.

Cabo Frio foi o único município do Rio de Janeiro a receber recursos adicionais do ministério naquela ocasião, o que gerou críticas à ministra. Nísia defende que apenas atendeu a uma solicitação do município e que não se deixará intimidar por questionamentos sobre a nomeação de seu filho.

Logo depois da liberação dos recursos, a prefeita Magdala foi recebida pelo presidente Lula no Palácio do Planalto, onde também teve um encontro com Janja, conforme informado pela assessoria da prefeita.

No dia seguinte ao encontro, Magdala trocou o PL pelo PV e anunciou sua candidatura à reeleição com o apoio do PT, que já possuía um pré-candidato, mas optou por apoiar Magdala.

Os políticos do PT do Rio, Lindbergh Farias e Benedita da Silva, ambos deputados federais, também estão envolvidos na campanha de Magdala. Lindbergh mencionou que o objetivo do PT é ganhar espaço em uma região tradicionalmente de direita.

Em 2022, diz a Folha, Magdala apoiou Jair Bolsonaro (PL) ao lado da primeira-dama Michelle Bolsonaro. Em Cabo Frio, Bolsonaro obteve 81.373 votos no segundo turno, enquanto Lula recebeu 40.668 votos.

Recentemente, Lindbergh e Benedita visitaram Cabo Frio para discutir estratégias de campanha. O PT também busca assumir a secretaria de Obras do município.

Ajude a manter online o Litoral Hoje fazendo uma pequena doação por PIX. Utilize a chave PIX CNPJ 45.315.952/0001-32. Ou deposite na conta: Banco Original – 212 – Agência 0001 – Conta 7296983-0. Agradecemos a sua colaboração.

Fonte: Revista Oeste


Você pode gostar também de