Guarujá proporciona capacitação para professores sobre neurociência e aprendizagem 

Iniciativa foi conduzida pelas psicólogas da equipe multidisciplinar da Secretaria Municipal de Educação; intuito é levar informação aos profissionais, durante o Horário de Trabalho Pedagógico Coletivo – o HTPC

A Prefeitura de Guarujá proporcionou aos professores da rede municipal do Ensino Infantil ao Fundamental II, um encontro virtual que teve como tema: neurociência e aprendizagem. O intuito da iniciativa, que ocorreu na última semana, é levar informação aos profissionais durante o Horário de Trabalho Pedagógico Coletivo (HTPC).

A ação integra uma série de formações que vem sendo disponibilizadas aos profissionais da Educação, e que recentemente abordou, por exemplo, o Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH).

Sobre o tema neurociência e aprendizagem, a Secretaria Municipal de Educação (Seduc) proporcionou explanações acerca do conceito do cérebro humano, como ele funciona e como ele aprende através da neurociência, além de fatores mais técnicos como neurônios e sinapses, poda neural e plasticidade cerebral.

Todos os educadores receberam material informativo acerca da temática, que é fornecido pela própria Seduc. Nele, constam, além da parte teórica, vídeo elucidativo e um questionário.

Essa capacitação permite que as psicólogas disponibilizem material com as orientações e estratégias abordando a neurociência e aprendizagem na sala de aula, trabalhando conforme a necessidade de cada aluno. Com isso, a Prefeitura quer preparar os professores a refletirem diferentes possibilidades, introduzindo práticas pedagógicas para melhor aproveitamento dos alunos.

As coordenadoras da ação, as psicólogas da Seduc Débora Maris e Carla Alves, contam que a ideia de trazer esse tema foi mostrar, cientificamente, que se o cérebro é estimulado de maneira adequada no processo de aprendizagem, ele vai responder positivamente, destacando assim o potencial dos alunos.

Nas próximas semanas, essa formação prosseguirá nos HTPCs, sempre às quartas-feiras, de maneira virtual, com os seguintes temas: A importância da afetividade no processo de aprendizagem, a neurociência e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e como aplicá-la em sala de aula.

Na semana anterior, gestores das escolas de Educação Infantil e dos núcleos de Educação Infantil Municipais (Neims) e Conveniadas (Neics), participaram de uma reunião na Escola Municipal Franklin Delano Roosevelt. Na oportunidade, foi apresentada a eles a proposta da formação para que cada um deles conduza o encontro com os professores tornando-se assim multiplicadores da informação.


Fonte: Prefeitura de Bertioga


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