Dia Mundial da Reciclagem gera consciência, reflexão e mudanças

Hoje, 17 de maio, comemora-se o Dia Mundial da Reciclagem, uma data estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2005 para estimular a reflexão sobre a importância de fazer o descarte correto de objetos que são consumidos e conscientizar a população global sobre a importância da proteção ambiental.

Em Ubatuba, a cooperativa de catadores de materiais recicláveis Coco & Cia, fundada e coordenada por mulheres negras da comunidade do Ipiranguinha, se destaca como um exemplo de ação concreta em prol do meio ambiente. Instituída em 2015, a organização atua na coleta seletiva, triagem e destinação adequada de resíduos, promovendo a reinserção de materiais na cadeia produtiva e reduzindo a pressão sobre os recursos naturais.

A Coco & Cia é composta por 25 cooperados e realiza um trabalho que vai além da reciclagem. A cooperativa promove a educação ambiental, sensibilizando a comunidade sobre a importância do consumo consciente e da correta destinação dos resíduos sólidos.

“Cerca 95% de todo resíduo que volta para a cadeia produtiva vem de cooperativas, associações e catadores individuais, sendo 70% mulheres que fortalecem essa rede”, disse a coordenadora administrativa da Cooperativa de Reciclagem Coco&Cia, Simone Godoy.

Suas atividades incluem coleta porta a porta, a gestão dos resíduos de eventos, condomínios, mutirões de limpeza de praias e rios, além de participações em conselhos municipais e construção de políticas públicas que visam beneficiar a classe dos catadores.

“Buscamos por melhorias na condição de trabalho, por contratação por serviços prestados e pelo fechamento dos lixões”, destacou.

Na quarta-feira (15), Simone esteve em Brasília em uma sessão solene para defender essa bandeira e compartilhou os dados apresentados. “Hoje 65% dos catadores ainda vivem em situação análoga à escravidão trabalhando em lixões a céu aberto e 35% são catadores de carrocinha. Menos de 10% são cooperativas organizadas e documentadas”, comentou.

O caminho é longo, mas há motivos a se comemorar. Afinal, recentemente, a Coco & Cia celebrou um contrato com a Prefeitura Municipal de Ubatuba para a prestação de serviços de coleta seletiva solidária. Este acordo marca um reconhecimento do valor do trabalho realizado pelos catadores e uma vitória para a luta por melhores condições de trabalho e inclusão socioeconômica.

“A importância do nosso trabalho ultrapassa a dimensão ambiental, é uma oportunidade de emprego e renda para as pessoas vulnerabilizadas, um importante pilar da sustentabilidade que tanto falamos e buscamos quanto meta”, conclui a presidente da Coco & Cia, Gilda Godoy.

 

Confira o cronograma de coleta seletiva na cidade:

Segunda Terça Quarta Quinta Sexta
Manhã Perequê-Açu Marafunda / Jardim Carolina / Jardim Samambaia / Sumaré Itaguá / Vermelha do Centro / Tenório / Acaraú Estufa I e II Centro / Ilha dos Pescadores
Tarde Perequê-Açu / Barra Seca / Taquaral / Sumidouro Praia Grande / Morro das Moças / Parque dos Ministérios / Ipiranguinha Itaguá / Barra da Lagoa / Parque Guarani / Parque Vivamar Estufa II Centro / Ressaca

 

Ajude a manter online o Litoral Hoje fazendo uma pequena doação por PIX. Utilize a chave PIX CNPJ 45.315.952/0001-32. Ou deposite na conta: Banco Original – 212 – Agência 0001 – Conta 7296983-0. Agradecemos a sua colaboração.

Fonte: Prefeitura de Ubatuba


Você pode gostar também de