Escola Municipal promove Encontro de Pais de Alunos Especiais 

Reunião acontece na segunda-feira (4) como parte das atividades a serem desenvolvidas ao longo do mês na rede municipal de ensino

Em homenagem ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, celebrado neste sábado (2), a Escola Municipal Hermínia Neves Vitiello (Rua João Tomás Tangary, 95 – Vila Santa Rosa) realiza na segunda feira (4), um Encontro de Pais dos Alunos do Atendimento Educacional Especializado com o intuito de promover troca de experiências entre pais e filhos. A reunião acontece às 13h15.

De acordo com a diretora da Unidade, Valquíria Mattos, a reunião é importante para os pais que sentem dificuldades, principalmente na transição do Ensino Infantil para o Fundamental I. “Nossas mães mais experientes explicam que essa transição é uma parte necessária para o desenvolvimento e autonomia da criança, e de que é importante manter a calma e acreditar no potencial de conexão entre o aluno especial e a sala de aula”, disse.

Sobre o Abril Azul

A reunião faz parte de uma série de ações desenvolvidas pela Secretaria de Educação (Seduc) na rede municipal de ensino e integram o Movimento Abril Azul, que marca mundialmente a conscientização do Transtorno Ao Espectro Autista (TEA).

As ações envolvem palestras, aulas específicas e atividades com estudantes do Ensino Fundamental I e II, além dos Núcleos de Educação Infantil (Neims) e Conveniados (Neics). 

Atualmente, Guarujá conta com 657 alunos do espectro autista matriculados na rede municipal. As atividades da Prefeitura a serem desenvolvidas ao longo do mês visam, através do fomento das ações, homenagear e contribuir para a inclusão desses estudantes.

Em 2007, a Organização das Nações Unidas (ONU) definiu o dia 2 de Abril como o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. As homenagens acontecem durante todo o mês, quando pontos turísticos de todo o mundo se iluminam de azul para lembrar a data e chamar a atenção da sociedade para o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA).

Neste ano, o tema é ‘Lugar de autista é em todo lugar!’, com o uso da hashtag #AutistaEmTodoLugar nas redes sociais. Desde 2020, a comunidade envolvida com a causa do autismo no Brasil todo segue unida em uma campanha nacional com tema único.


Fonte: Prefeitura de Bertioga


Você pode gostar também de