85% dos atendimentos de urgência e emergência poderiam ser realizados em Usafas e UBSs

Casos são de pacientes classificados como verde e azul, ou seja, que poderiam ser cuidados na unidade de saúde do seu bairro; veja quando procurar o pronto-socorro

Mais de 85% dos atendimentos dentro dos equipamentos de urgência e emergência de Guarujá, como no caso das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) são de casos classificados como verde e azul. Na prática, isso significa que os pacientes poderiam ter procurado o serviço de atendimento oferecido nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) ou Unidades de Saúde da Família (Usafas).

Os pacientes com indicativo verde representam aqueles de menor urgência, que podem aguardar atendimento. Já os azuis são sem urgência, que poderiam ser cuidados em UBSs e Usafas. O critério das cores vermelha, amarela, verde e azul fazem parte da triagem nas emergências e segue uma Classificação de Risco, variando dos casos mais graves para os mais leves.

Segundo a superintendente de Urgência e Emergência de Guarujá, é necessário procurar uma UPA quando houver um problema grave ou complexo, envolvendo muita dor ou situação que deva ser resolvida imediatamente. “Essas unidades funcionam 24 horas nos sete dias da semana, como pressão e febre altas, fraturas, cortes, infarto e derrame”, explica.

Já as UBSs e Usafas são para consultas para diagnóstico e tratamento. A superintendente de Atenção Básica de Guarujá explica que é nessas unidades que a população tem acesso a medicamentos gratuitos e vacinas, faz atendimento pré-natal, acompanhamento de hipertensos, diabéticos e de outras doenças, como tuberculose e hanseníase.

“O atendimento especializado, como em casos de dor de dente ou tratamento odontológico, é oferecido nessas unidades. As situações como a de gripe e diarreia também são cuidadas nas mesmas unidades”, esclarece a superintendente de Atenção Básica.

Vínculos

Para o secretário de Saúde de Guarujá, as unidades de urgência e emergência normalmente não criam vínculos com os pacientes. “Esses lugares cuidam do pedacinho doente naquele momento e não da pessoa como um todo, investigando seu histórico de saúde e levando em consideração pontos importantes da sua rotina. Já as UBSs e Usafas também contam com equipes completas e qualificadas, primando pela humanização, mas com a característica de acolhimento e referência no cuidado da comunidade onde estão inseridas”.

Ajude a manter online o Litoral Hoje fazendo uma pequena doação por PIX. Utilize a chave PIX CNPJ 45.315.952/0001-32. Ou deposite na conta: Banco Original – 212 – Agência 0001 – Conta 7296983-0. Agradecemos a sua colaboração.

Fonte: Prefeitura de Bertioga


Você pode gostar também de