Reclamações financeiras e de internet marcam balanço de setembro do Procon de Caraguatatuba
O ranking do Procon da Prefeitura de Caraguatatuba totalizou 668 procedimentos formalizados dos 1.402 atendimentos feitos entre os dias 1º e 30 de setembro. Desse montante, 734 registros foram orientações e encaminhamentos para outros órgãos.
O relatório de setembro foi dominado por problemas com envio de produtos sem solicitação do consumidor e cobranças indevidas (financeiros), além da má prestação de serviços de operadoras de internet fixa (serviços).
![](https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/wp-content/uploads/2023/10/IMG_4859.jpg)
#PraTodosVerem: Consumidora sendo atendida por servidora na recepção do Procon de Caraguatatuba (Foto: Divulgação/PMC)
Em setembro, o Procon formalizou 225 consultas simples; um atendimento preliminar; 195 cartas de informações preliminares (CIPs) emitidas e desse montante, 40 finalizadas com acordos e 61 encerradas, canceladas ou tiveram consulta concluída; 64 reclamações foram abertas com o retorno da CIP e quatro abertas sem o retorno da CIP; 68 reclamações tiveram consulta fornecida ou foram encerradas; 10 atendimentos extra Procon (enviados para outros órgãos); e oito cadastros de Nota Fiscal Paulista.
O fornecedor deixou de comparecer em 15 das 74 audiências de conciliação marcadas para setembro.
Para o registro da reclamação, o consumidor deve comparecer ao órgão pessoalmente ou por meio de terceiros, com uma procuração. É preciso apresentar RG, CPF e toda documentação pertinente à reclamação, como nota fiscal, ordem de serviço, comprovante de pagamento e outros. A queixa também pode ser feita via online pelo aplicativo Caraguatatuba 156 na ‘Play Store’ do celular (Android ou IOS) ou no site http://156.caraguatatuba.sp.gov.br/. Atualmente, o Procon conta com 14 funcionários.
O atendimento ao público do Procon da Prefeitura de Caraguatatuba é de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30. O prédio fica na Avenida Frei Pacífico Wagner, 908, no Centro. Mais informações pelo telefone (12) 3897-8282, aplicativo Caraguatatuba 156 ou site http://156.caraguatatuba.sp.gov.br/.
Balanço do Procon da Prefeitura de Caraguatatuba de 2023 |
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Meses |
Atendimentos Formalizados | Atendimentos realizados | Assuntos mais reclamados | Audiências agendadas |
Audiências sem o fornecedor |
Janeiro |
694 | 1.213 | Financeiros
e internet fixa (serviços) |
61 |
20 |
Fevereiro |
610 | 1.128 | Financeiros
e internet fixa (serviços) |
65 |
45 |
Março |
745 | 1.592 | Financeiros
e internet fixa (serviços) |
100 | 19 |
Abril |
646 | 1.397 | Financeiros
e internet fixa (serviços) |
90 |
14 |
Maio |
788 | 1.654 | Financeiros
e internet fixa (serviços) |
87 |
01 |
Junho |
834 | 1.693 | Financeiros
e internet fixa (serviços) |
93 |
10 |
Julho |
1.092 | 2.151 | Financeiros
e internet fixa (serviços) |
68 |
26 |
Agosto |
683 | 1.387 | Financeiros
e internet fixa (serviços) |
69 |
05 |
Setembro |
668 | 1.402 | Financeiros
e internet fixa (serviços) |
74 |
15 |
Fonte: Prefeitura de Caraguatatuba