STF condena segundo réu do 8 de Janeiro a 14 anos de cadeia

O Supremo Tribunal Federal (STF) condenou Thiago Mathar a 14 anos de cadeia, nesta quinta-feira, 14. A polícia prendeu o homem no interior do Palácio do Planalto, durante o 8 de Janeiro.

A maioria dos ministros seguiu o entendimento do relator do caso, Alexandre de Moraes. Apenas o revisor do texto, Nunes Marques, e André Mendonça divergiram da dosimetria da pena. Enquanto Nunes Marques determinou dois anos e cinco meses, Mendonça estabeleceu quatro anos e dois meses.

publicidade

Quem é o condenado pelo STF

Thiago Mathar tem 43 anos e mora em São José do Rio Preto (SP). Ele trabalhava como autônomo fazendo manutenções domésticas elétricas e hidráulicas.

Em depoimento, ele disse que veio a Brasília de ônibus em uma caravana que partiu de Penápolis e passou por Rio Preto. Mathar afirmou que seu intuito era participar de manifestações pacíficas na capital federal. Disse que entrou no Planalto para se abrigar dos conflitos que se davam do lado de fora e que, uma vez dentro do palácio, não depredou nenhum bem público.

Na audiência aos juízes do gabinete de Moraes, declarou que ajudou a estender cortinas do Planalto que estavam arrancadas e jogadas no chão para que pessoas que estavam passando mal pudessem se deitar.

Ajude a manter online o Litoral Hoje fazendo uma pequena doação por PIX. Utilize a chave PIX CNPJ 45.315.952/0001-32. Ou deposite na conta: Banco Original – 212 – Agência 0001 – Conta 7296983-0. Agradecemos a sua colaboração.

Fonte: Revista Oeste


Você pode gostar também de