Maconha com rosto de Lula: Advocacia-Geral da União notifica secretário de Tarcísio

A Advocacia-Geral da União (AGU) encaminhou uma notificação extrajudicial à Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP), na qual pede “a imediata remoção” de publicações do titular da pasta, Guilherme Derrite, no Instagram e no Twitter. O órgão anunciou a decisão nesta quinta-feira, 14.

Na quarta-feira 13, Derrite publicou uma imagem de um tijolo de maconha com o rosto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Nas legenda da publicação, o secretário esclarece que as drogas foram apreendidas pela Polícia Militar (PM).

publicidade

Leia mais: “Polícia prende homem que transportava em carro mais de 1 tonelada de maconha”

No site do governo federal, a AGU alega que o secretário teria associado, “por meio de fotos, a apreensão de maconha em município paulista ao presidente da República”. Contudo, Derrite não mencionou o nome de Lula — nem nas imagens, nem na legenda.

Conforme a AGU, “a notificação ressalta o caráter político das postagens, que veiculam fotos de tabletes da droga com adesivos do presidente”.

O órgão vinculado ao governo Lula diz ainda que, em caso de não cumprimento do pedido, “a AGU adotará as medidas judiciais cabíveis para reparar o ato e responsabilizar o agente público pela conduta”.

Maconha com rosto de Lula

Derrite irritou petistas ao divulgar a imagem de uma foto em que há um tijolo de maconha com um adesivo do presidente Lula. Ele divulgou a foto nas redes sociais.

Na legenda, o secretário afirmou que a droga saiu de Ponta Porã (MS) e foi apreendida na cidade de Euclides da Cunha Paulista, no interior de São Paulo.

“Parabéns aos policiais”, escreveu Derrite. “Continuamos nosso trabalho para demonstrar que em São Paulo o crime não compensa.”

Um casal foi preso em Euclides da Cunha Paulista trazendo grande quantidade de maconha de Ponta Porã (MS) a São Paulo. Policiais militares perceberam a atitude suspeita, deram ordem de parada e o casal tentou fugir, até atolar em uma estrada de terra e ser preso. pic.twitter.com/qE6deDr067

A publicação já tinha mais de 14 mil curtidas no Instagram e mais de 2 mil repostagens no Twitter/X até o início da tarde desta quinta-feira.

O deputado estadual Emídio de Souza (PT) criticou o post. “Derrite se apequena ao usar uma operação de apreensão de drogas da Polícia de SP e tentar associá-la ao presidente Lula”, escreveu. “Tenha compostura, secretário!”

A Secretaria da Segurança Pública (SSP) não se manifestou sobre o teor do post até a publicação desta reportagem.

Ajude a manter online o Litoral Hoje fazendo uma pequena doação por PIX. Utilize a chave PIX CNPJ 45.315.952/0001-32. Ou deposite na conta: Banco Original – 212 – Agência 0001 – Conta 7296983-0. Agradecemos a sua colaboração.

Fonte: Revista Oeste


Você pode gostar também de