PTB e Patriota votam possível fusão

Sem atingir a cláusula de barreira nas eleições de 2022, PTB e Patriota podem se fundir. O objetivo é a sobrevivência funcional das siglas. No pleito deste ano, o Patriota elegeu apenas quatro deputados federais. Já o PTB elegeu apenas um parlamentar. O resultado fez com que as legendas não rompessem o mecanismo criado para tirar benefícios de partidos que têm baixa representação.

Documento obtido pela reportagem mostra que o PTB convocou seus filiados para uma “reunião híbrida, na modalidade presencial e virtual, a ser realizada no dia 26/10/2022”. O texto é assinado pelo secretário-geral em exercício da Presidência do PTB Nacional, Kassyo Santos Ramos.

Segundo a carta, a finalidade do encontro é a “apreciação, discussão e deliberação acerca da proposta de fusão da agremiação com o PARTIDO PATRIOTA e a consequente extinção do PARTIDO TRABALHISTA BRASILEIRO”.

No encontro, o PTB deve propor abrir mão de alguns diretórios regionais e dar espaço a integrantes do Patriota. O partido do ex-deputado Roberto Jefferson, no entanto, quer manter o número 14 nas urnas nas próximas eleições.

A verba do Fundo Partidário está vinculada ao desempenho eleitoral das legendas e é utilizada para gastos referentes à manutenção das siglas.

Ajude a manter online o Litoral Hoje fazendo uma pequena doação por PIX. Utilize a chave PIX CNPJ 45.315.952/0001-32. Ou deposite na conta: Banco Original – 212 – Agência 0001 – Conta 7296983-0. Agradecemos a sua colaboração.

Fonte: Revista Oeste


Você pode gostar também de