Inmet prevê chuva acima da média e temperatura variada para julho

Em julho, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê chuva acima da média na faixa norte da Região Norte e em pontos do leste das regiões Nordeste, Sudeste e Sul. Em contrapartida, áreas do Centro-Oeste, Sudeste, sul da Região Norte, interior do Nordeste e oeste da Região Sul deverão ter precipitações abaixo da média.

A redução da chuva em parte do Brasil nesta época do ano é atribuída à presença de massas de ar seco, o que diminui a umidade relativa do ar e favorece queimadas e incêndios florestais — além de aumentar a incidência de doenças respiratórias.

Segundo o Inmet, com a redução da chuva, poderá haver queda nos níveis de umidade do solo, especialmente no Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), no Centro-Oeste, no Sudeste e no centro-norte do Paraná.

Sul deve ter chuva acima da média, segundo o Inmet

O Inmet destaca a previsão de chuva acima da média no leste da Região Sul, especialmente no nordeste do Rio Grande do Sul, onde as precipitações têm dificultado a semeadura do trigo.

A temperatura, por sua vez, deve ficar acima da média no centro-norte do país, principalmente na divisa entre o sul do Pará, Mato Grosso e Tocantins.

No norte das regiões Centro-Oeste e Sudeste, além do interior do Nordeste, a temperatura deve ser próxima ou ligeiramente abaixo da média (entre 20ºC e 22ºC). No Paraná e em Santa Catarina, os valores devem ser superiores à média, enquanto no Rio Grande do Sul as temperaturas ficarão pouco abaixo da média.

Em regiões de maior altitude do Sul e Sudeste, espera-se temperatura próximas ou inferior a 14ºC. Não se descartam geadas nessas localidades, em virtude da entrada de massas de ar frio, comuns nesta época do ano.

Confira a previsão do tempo das capitais para 1º de julho

+ Leia mais notícias do Brasil em Oeste

Ajude a manter online o Litoral Hoje fazendo uma pequena doação por PIX. Utilize a chave PIX CNPJ 45.315.952/0001-32. Ou deposite na conta: Banco Original – 212 – Agência 0001 – Conta 7296983-0. Agradecemos a sua colaboração.

Fonte: Revista Oeste


Você pode gostar também de