Imagens da Nasa mostram dimensão das enchentes no RS

A Agência Aeroespacial dos Estados Unidos (Nasa) divulgou imagens que mostram a dimensão das enchentes no Rio Grande do Sul (RS). O registro realizado pelos satélites revela a inundação que atingiu áreas como o porto e o centro histórico de Porto Alegre, além do Aeroporto Internacional Salgado Filho, que teve suas operações suspensas por tempo indeterminado.

+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste

Números da catástrofe

Os dados mais recentes da Defesa Civil do Rio Grande do Sul apontam cem mortos, 130 desaparecidos e 374 feridos devido às enchentes.

Cerca de 1,5 milhão de pessoas já foram afetadas pelas cheias no Estado, sendo quatro mortes registradas na capital.

Leia mais: “Volume de chuvas em Porto Alegre deve superar média de maio nos últimos 30 anos”

NASA’s Global Flood Product shows extensive flooding in Rio Grande do Sul, Brazil on May 6, after the devastating heavy rains in the region. The 1-day product is shown here, with #flooding in red, and normal surface water in blue.

Learn about the data:  https://t.co/68o31xTanLpic.twitter.com/IRwQwavbvI

Chuvas intensas, previsão de mais transtornos

A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) revela que a chuva persistirá, com expectativa de intensificação entre os dias 10 e 12 de maio, especialmente nas regiões centro-norte e leste do Estado, podendo atingir também áreas de Santa Catarina.

O Inmet alerta para a possibilidade de mais transtornos nas localidades já afetadas e recomenda seguir as orientações da Defesa Civil.

🌊 Biggest flood in recent history of Rio Grande do Sul in Brazil!

Flood location and size based on mosaic of imagery from @NASA‘s GOES (East) satellite on May 5, 2024

To see this map in HD and read more information click ➡️ https://t.co/oVTrojI3jT#Flood#Brazil#Disaterpic.twitter.com/SnGANhnWpP

O nível do Rio Guaíba, que também contribui para as inundações em Porto Alegre, atingiu 5,11 metros, conforme medição da Secretaria do Meio Ambiente do Rio Grande do Sul. Esta é a maior inundação já registrada, com o recebimento pelo rio de águas de diversas bacias afetadas pelas chuvas intensas.

A Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) alerta para o fato de que os níveis podem aumentar rapidamente nos próximos dias, prevendo a maior cheia da história da Lagoa dos Patos.

Ajude a manter online o Litoral Hoje fazendo uma pequena doação por PIX. Utilize a chave PIX CNPJ 45.315.952/0001-32. Ou deposite na conta: Banco Original – 212 – Agência 0001 – Conta 7296983-0. Agradecemos a sua colaboração.

Fonte: Revista Oeste


Você pode gostar também de