Centenas de pinguins aparecem mortos no litoral de Santa Catarina

Centenas de pinguins foram encontrados mortos no litoral de Santa Catarina nos últimos dias, depois de passagem de um ciclone pela região, na quarta-feira 10.

Com rajadas de vento de até 110 km/h, a passagem do ciclone obrigou mais de 300 pessoas a deixarem as suas casas em Santa Catarina. Em apenas 48 horas, foram registrados mais de 200 milímetros de chuva.

Na região litorânea, 596 pinguins foram encontrados mortos. A contagem foi feita pela Associação R3 Animal, que atua na região. Apenas 24 animais foram encontrados com vida.

O Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) investiga o caso. Os especialistas trabalham com duas hipóteses. A primeira, de que os animais já estavam sem vida em alto mar e foram arrastados para as praias. A segunda, de que o motivo das mortes foi a passagem do ciclone pela região.

Espécies encontradas em Santa Catarina, os pinguins-de-magalhães geralmente são vistos no litoral sul brasileiro entre junho e novembro. Os animais migram das Malvinas e da Patagônia acompanhando o fluxo da água e em busca de alimento.

Segundo pesquisadores, neste percurso é comum que os pinguins morram, em razão de redes de pesca ou por não conseguirem concluir o trajeto.

Ajude a manter online o Litoral Hoje fazendo uma pequena doação por PIX. Utilize a chave PIX CNPJ 45.315.952/0001-32. Ou deposite na conta: Banco Original – 212 – Agência 0001 – Conta 7296983-0. Agradecemos a sua colaboração.

Fonte: Revista Oeste


Você pode gostar também de