Megaferrovia de US$ 125 bilhões está sendo construída na Austrália 

Melbourne, a segunda maior metrópole da Austrália, está passando por uma transformação significativa no seu sistema de transporte público. Com um investimento colossal de U$ 125 bilhões de dólares, está sendo construída uma megaferrovia que promete revolucionar a mobilidade na cidade.

A nova infraestrutura da Austrália que recebeu investimentos bilionários, chamada de Subúrbio Raillop SRL, terá 90 km de extensão, conectando Sambary a Cramboard e contornando os subúrbios de Melbourne. Composta por três subprojetos principais – SRL leste, RSL norte e RS oeste –, além de projetos adicionais como túnel do metrô, trem do aeroporto e remoção de passagens de nível, o investimento na megaferrovia visa superar os desafios de um país continental.

A necessidade de investimento neste projeto ambicioso remonta à década de 1970, quando o transporte público de Melbourne estava em condições críticas. O último investimento em ferrovias havia sido feito há 50 anos, e as antigas linhas elétricas lançadas em 1910 ainda estavam em operação. O antigo modelo já não atendia à demanda moderna, com pessoas morando e trabalhando em diferentes partes da cidade.

Com investimentos escassos em ferrovias e modelos obsoletos, a cidade percebeu a urgência de uma transformação. A descentralização do comércio e as mudanças nos padrões de vida demandavam uma infraestrutura mais eficaz. O Subúrbio Raillop SRL é a resposta a esses desafios, prometendo um sistema mais eficiente e conectado na Austrália.

O investimento no Subúrbio Raillop SRL não apenas expandirá a rede de transporte da Austrália, mas também reduzirá os estrangulamentos nas linhas que passam pelo centro da cidade. Isso significa que os usuários poderão contar com trens mais frequentes e intervalos menores, proporcionando uma experiência de viagem mais eficiente.

O projeto está em pleno andamento, com a primeira etapa do megaprojeto, o túnel do metrô, previsto para ser concluído em 2024, e a última etapa do SRL programada para 2050. A engenharia utilizada foi cuidadosa ao manter a rota dos túneis, minimizando os impactos nas ruas da cidade.
Com a implementação desse grande projeto de ferrovia, os passageiros experimentarão embarques mais rápidos e convenientes, podendo subir a bordo logo após chegar à estação, com intervalos reduzidos, graças à presença de três trens adicionais circulando. Essa eficiência assemelha-se aos sistemas de transporte em cidades como Londres. A engenharia adotada demonstra habilidade ao escolher manter a rota dos túneis, minimizando impactos nas vias urbanas da Austrália.

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Fonte: Click Petróleo e Gás


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