Governo avalia se vai ingressar com processo contra Itapemirim

Airbus A320 da companhia aérea Itapemirim Foto: Divulgação/Itapemirim

Em meio à crise envolvendo a suspensão das operações da Transportes Aéreos (ITA), o recebeu nesta quarta-feira (22) um plano de melhoria enviado pela companhia aérea e agora deve analisar os dados para decidir se vai ingressar ou não com um processo administrativa contra a empresa.

A ITA tinha 24 horas para enviar à Secretaria Nacional do Consumidor, órgão ligado ao Ministério da Justiça, uma proposta que conseguisse atender o prejuízo causado aos clientes afetados pela suspensão de suas operações. Desde outubro, a empresa teve três encontros com a Senacon, e não teria avisado de que a situação poderia chegar ao ponto em que está atualmente.

– A empresa não oficiou a Senacon previamente sobre a situação. Tivemos três reuniões e não houve nenhum tipo de indicativo que isso iria acontecer – disse Lilian Brandão, diretora do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor.

As reuniões em questão foram solicitadas pela própria pasta, que havia detectado aumento de reclamações de clientes sobre atrasos e cancelamentos de voos. A empresa começou a operar em junho, vendendo passagens mais baratas do que a concorrência.

De acordo com o Procon de São Paulo, ao menos 133 mil passageiros foram afetados pelo problema. Em comunicados anteriores, a ITA lidava com um número de 46 mil passageiros. A empresa, por sua vez, diz que atendeu 25 mil pessoas com reacomodação ou reembolso nos dois primeiros dias úteis.


Fonte: Pleno.News


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