FIM DE UMA ERA : O triste adeus definitivo de rede GIGANTESCA e tradicional de supermercados após décadas

Em meados de julho de 2023, uma importante e gigantesca rede de supermercados, deu um adeus definitivo ao Brasil encerrou todas suas atividades.

Vale mencionar que, apesar de ter sido concluída em julho, a notícia já havia sido divulgada em abril de 2023, o que caiu como uma verdadeira bomba  pegou muitos consumidores assíduos de surpresa.

Estamos falando da gigante  Makro, que operava no Brasil desde a década de 70 e marcou a vida de milhares de consumidores.

Segundo o Estadão, ainda no ano de 2020, parte das lojas do Makro, administrado pelo grupo holandês SHV, foram vendidas ao Grupo Carrefour Brasil. Se tratavam de 29 unidades pelo valor total de R$ 1,95 bilhão.

Já no ano de 2022, o Grupo Muffatoadquiriu 16 lojas e 11 postos de gasolina da mesma rede atacadista. A novidade do momento é que o Makro contratou o Santander para encontrar um comprador para as 24 lojas que ainda possui no Brasil, esperando angariar R$ 2 bilhões com as unidades.

Makro esteve presente no Brasil por mais de 50 anos (Reprodução: Internet)

Vale destacar que além de atuar no Brasil desde 1972, como mencionamos, o Makro também mantém operações em outros países da América do Sul, sendo eles Venezuela, Argentina e Colômbia, e todos eles contam com um grupo de 8 mil funcionários.

A principal razão do Makro ter saído do Brasil é a competição acirrada do setor alimentício, principalmente do atacarejo(conjunto de redes com foco em atacado).

Segundo o portal Uol, a transação com a Muffato, que teve início em 2022, foi concluída no final de janeiro de 2023 quando o grupo comprou imóveis e alguns ativos das lojas e posto de gasolina do Makro localizados em:

Segundo o portal Giro News, a Cade(Conselho Administrativo de Defesa Econômica) aprovou a compra em março deste ano de 2023,

Em seu parecer, o órgão concluiu que a operação não acarretou em prejuízos ao ambiente concorrencial. Para o Grupo Muffato, a transação estrou em linha com sua estratégia de expandir para outras localidades, marcando sua estreia na capital paulista.

Já para o Makro, a venda das unidades estava inserida na estratégia do grupo SHV de encerrar sua operação no Brasil. Vale dizer que as demais lojas foram divididas entre o Savegnago e Grupo Pereira.

Foi em julho de 2023, após terminar de vender suas lojas para o Grupo Muffato, Savegnago Grupo Pereira, que a Makro Atacadista se despediu oficialmente do mercado brasileiro.

A rede encerrou as atividades de seu site e publicou, na plataforma e nas redes sociais, um comunicado sobre o fim de sua operação no país:

“Há 50 anos iniciamos nossa jornada no Brasil, e em todos estes anos participamos de sua história, da sua evolução e do seu crescimento. 

Estivemos sempre ao seu lado e fizemos parte da sua família. Hoje, temos a certeza de ter conquistado um lugar no seu coração.

Nossa operação se despede do Brasil deixando nosso agradecimento a todos clientes, fornecedores e colaboradores que juntos fizeram parte desta história.”

 

Vale dizer que ao  procurar o perfil oficial da Makro Brasil nas redes sociais ele não aparece mais, os únicos perfis ativos são os dos países em que ele ainda opera como Colômbia, Venezuela e Argentina.

Ajude a manter online o Litoral Hoje fazendo uma pequena doação por PIX. Utilize a chave PIX CNPJ 45.315.952/0001-32. Ou deposite na conta: Banco Original – 212 – Agência 0001 – Conta 7296983-0. Agradecemos a sua colaboração.

Fonte: TBN


Você pode gostar também de