Lapsos e rouquidão: postura de Biden é alvo de críticas

Com o fim do primeiro debate entre Donald Trump e Joe Biden para a disputa eleitoral deste ano, o desempenho do representante do Partido Democrata passou a ser o motivo de discussão. O atual presidente dos Estados Unidos foi alvo de críticas, inclusive de jornalistas.

Nas redes sociais, internautas e profissionais da imprensa chamaram a atenção para o que chamaram de “lapsos” protagonizados por Biden. Em determinado momento do embate, ao criticar o presidente da Rússia, Vladimir Putin, o democrata se confundiu e por duas vezes o chamou de Trump — seu antecessor no comando da Casa Branca.

De acordo com a CNN norte-americana, que escalou uma dupla com histórico de críticas a Trump para moderar o debate desta quinta-feira, 27, até o Partido Democrata ligou o alerta em relação ao desempenho de seu candidato. Conforme a emissora, a legenda ficou “preocupada” com o presidente norte-americano.

+ Leia mais notícias do Mundo em Oeste

O site do jornal Washington Post afirmou que Biden “tropeçou em pontos de discussão”. Para a repórter Yasmeen Abutaleb, que cobre a Casa Branca pela publicação, os assessores do democrata terão trabalho daqui para frente nesse sentido. “Ele não foi capaz de articular claramente muitas de suas políticas”, afirmou. “E se atrapalhou com inúmeras respostas.”

Aliados de Biden tiveram, inclusive, de se posicionarem a respeito da voz rouca do político no decorrer dos 90 minutos de embate direto com o candidato do Partido Republicano. A equipe do presidente afirmou que o problema se deu em razão de uma gripe.

Em determinado momento do debate, Biden pareceu não conseguir concluir um raciocínio a respeito da imigração nos EUA. Trump foi enfático e admitiu não entender o que o seu oponente tentou dizer.

Leia mais

Donald Trump afirma não entender o que Joe Biden disse em debate: ‘Acho que nem ele entendeu também’ pic.twitter.com/4YODS8E88P

Imprensa do Brasil e da Inglaterra avaliam desempenho de Biden

As críticas ao desempenho de Biden no debate não se restringiu, entretanto, à imprensa norte-americana. Jornalistas de outros países avaliaram de forma negativa a postura do presidente dos EUA.

No Brasil, por exemplo, o comentarista da CNN Lourival Sant’Anna afirmou que Biden se confundiu em alguns momentos. Dessa forma, para ele, Trump venceu o debate desta quinta-feira. Vitória que segundo ele se deu, inclusive, “no conteúdo”.

Colunista e editor do jornal inglês Financial Times, Edward Luce foi enfático. De acordo com ele, Biden, de 81 anos, não pode permanecer na disputa. “Os democratas precisam de um novo candidato”, afirmou, em postagem no Twitter/X. “É um acéfalo.”

Nothing. My concern for American democracy outweighs my affection for Biden. It’s a no-brainer really.

Pelo Instagram, o jornal O Estado de S. Paulo afirmou que o presidente dos EUA “confundiu palavras”. “Pareceu ter dificuldade para completar uma resposta sobre suas políticas econômicas.”

Uma publicação compartilhada por Estadão 🗞 (@estadao)

E mais: “Uma democracia que não é relativa”, por Ana Paula Henkel

Ajude a manter online o Litoral Hoje fazendo uma pequena doação por PIX. Utilize a chave PIX CNPJ 45.315.952/0001-32. Ou deposite na conta: Banco Original – 212 – Agência 0001 – Conta 7296983-0. Agradecemos a sua colaboração.

Fonte: Revista Oeste


Você pode gostar também de