Faixa de Gaza: terroristas ainda mantêm 6 menores de idade como reféns

Na segunda-feira 27, foi prorrogado o acordo de cessar-fogo entre o Estado de Israel e o grupo terrorista Hamas. A última leva de reféns prevista para ser libertada deixou a Faixa de Gaza: nove menores de 19 anos e duas mulheres. Porém, ainda há, pelo menos, seis pessoas menores de 18 anos sob o poder dos terroristas, de acordo com o jornal The Times of Israel.

Acordo para a trégua

A trégua teve início na sexta-feira 24, e os termos do acordo previam que todos os reféns a serem libertados de Gaza seriam mulheres ou menores de 19 anos de idade. Isso porque são, pelo menos, nove menores de 19 anos ainda mentidos como reféns no território palestino.

Conheça os reféns libertados — e quem são os menores de idade ainda sob poder do grupo terrorista Hamas.

Os libertados

Sharon Aloni Cunio e suas filhas de 3 anos de idade: Sharon Aloni Cunio, de 34 anos de idade, foi libertada da Faixa de Gaza junto com suas duas filhas, as gêmeas Yuli e Emma, de 3 anos de idade. Porém, David Cunio, o pai das crianças, permanece refém do Hamas em Gaza. A família residia na comunidade israelense Nir Oz, um dos kibutz atacados pelo Hamas no dia 7 de outubro. Todos os reféns libertados nesse último grupo também eram dessa região.

Karina Engel-Bart e suas filhas de 18 anos e 11 anos: Karina, de 51 anos de idade, e suas filhas Mika, de 18, e Yuval, de 11 anos de idade, foram sequestradas pelo Hamas junto com o pai das meninas, Ronen, que permanece no cativeiro em Gaza. De acordo com o jornal supracitado, a última mensagem que a família enviou a parentes dizia que eles estavam escondidos em um quarto de emergência em casa, mas foram descobertos pelos terroristas. Karina possui nacionalidade argentina.

Sahar, de 16 anos, e Erez Calderon, de 12anos: os irmãos Sahar Calderon, de 16 anos, e Erez, de 12 anos, foram libertados pelos terroristas, porém seu pai, Ofer Calderon, permanece no cativeiro. Ambos os irmãos menores de idade têm nacionalidade francesa.

Or Yaakov, de 16 anos, e Yagil Yaakov, de 13 anos: os irmãos Or e Yagil Yaakov também estavam escondidos dentro de um quarto de emergência antes de serem sequestrados pelos integrantes do grupo terrorista. O pai deles, Yair Yaakov, de 59 anos, junto com sua namorada, Meirav Tal, de 54 anos, permanecem reféns dos terroristas na Faixa de Gaza.

Eitan Yahalom, de 12 anos: o israelense Eitan foi sequestrado juntamente com sua mãe e duas irmãs. Porém, as mulheres conseguiram escapar dos terroristas e fugir de volta para Israel. Ohad, o pai de Eitan, foi sequestrado depois de levar um tiro em confronto com os terroristas. Ele continua em Gaza.

Irmãos Bibas: o bebê Kfir Bibas, de 10 meses, é o mais jovem dos reféns mantidos na Faixa de Gaza desde o 7 de outubro. Kfir foi sequestrado pelo Hamas junto com sua família — a mãe Shiri, o pai Yarden, e o irmão Ariel.

O caso do sequestro das duas crianças ruivas — que foram apelidadas de “the reds” — comove a comunidade internacional diante da falta de estimativas para quando serão libertadas. A angústia cresce devido ao fato de que, de acordo com as Forças de Defesa de Israel, depois de serem capturados pelo Hamas, a família foi transferida para outro grupo terrorista em Gaza. Um militar israelense comentou o sequestro.

“Na prisão do Hamas são detidas crianças com menos de 1 ano de idade que não veem a luz do dia há mais de 50 dias.”

A menina Gali foi sequestrada pelo Hamas na casa onde morava com o pai e o irmão, no kibutz de Be’eri. Segundo a mídia israelense, ela perdeu o irmão, Lior, de 15 anos, que foi assassinado pelos integrantes do grupo terrorista Hamas.

Também morador do kibutz de Be’eri, Amit foi sequestrado pelo Hamas na casa da família, depois que os terroristas invadiram a residência e ameaçaram sua mãe, Tal. O adolescente completou 16 anos no cativeiro em Gaza.

Engel tem cidadania holandesa-israelense. Ele também fez aniversário no cativeiro na Palestina. Ofir vivia em Jerusalém, mas no dia 7 de outubro visitava a namorada nas comunidades do sul.

Junto com o pai, Yosef, e dois irmãos, Aisha foi sequestrada enquanto todos trabalhavam no campo. Hamza, um dos irmãos da adolescente, era pai de 19 filhos e, segundo conhecidos da família, todos trabalhavam com trabalhos agrícolas manuais.

Leia também

Ajude a manter online o Litoral Hoje fazendo uma pequena doação por PIX. Utilize a chave PIX CNPJ 45.315.952/0001-32. Ou deposite na conta: Banco Original – 212 – Agência 0001 – Conta 7296983-0. Agradecemos a sua colaboração.

Fonte: Revista Oeste


Você pode gostar também de