“Novo presidente da Câmara dos EUA é uma vitória para Trump”

Mike Johnson era um congressista dos EUA que se assemelhava ao que, no Brasil, se convencionou chamar de “baixo clero”: com dois mandatos (em uma Casa com pessoas chegando ao oitavo), vindo de um estado pequeno, o congressista evangélico nunca teve muita projeção nacional.

Até que, no turbulento redemoinho que o partido Republicano se meteu, sua inexperiência se tornou um ativo para ser eleito o 56º presidente da Casa, substituindo o também republicano Kevin McCarthy (Califórnia) e encerrando três semanas de paralisia na Casa.

A ascensão de Mike Johnson é uma vitória da base do ex-presidente Donald Trump na Câmara. Mais barulhenta (mas não necessariamente a maioria), a facção dentro do partido defende uma radicalização do establishment, tendo papel fundamental para, pela primeira vez na história destituir um presidente como ocorreu com McCarthy.

Crusoé

Ajude a manter online o Litoral Hoje fazendo uma pequena doação por PIX. Utilize a chave PIX CNPJ 45.315.952/0001-32. Ou deposite na conta: Banco Original – 212 – Agência 0001 – Conta 7296983-0. Agradecemos a sua colaboração.

Fonte: TBN


Você pode gostar também de