Unidade de Defesa da Vida Animal, em Santos, ganha 23 novas baias para pets

A nova estrutura para receber pets da Coordenadoria de Defesa da Vida Animal (Codevida) do Jabaquara, em Santos, já está pronta. São 23 novas baias, com solários acoplados, para abrigar animais. A obra, entregue nesta semana pela Secretaria de Obras e Edificações (Seobe), ampliou a área total da unidade, localizada na Av. Francisco Manoel s/nº, para pouco mais de 200m².

Com a intervenção ficam disponíveis 68 baias (45 existentes, mais as 23 novas unidades). Vinte das novas baias vão alojar cães que estão desde 2021 em um abrigo na cidade de Piedade, no interior de São Paulo. As outras três unidades serão reservadas para receber os animais encaminhados pela Guarda Municipal Ambiental, em sua maioria animais atropelados.

Os serviços, gerenciados pela Seobe, foram executados pela construtora E.C.P. TEC – Engenharia, Comércio e Planejamento Ltda., empresa vencedora da licitação com o valor de R$ 488.177,40, incluindo o fornecimento de material, mão de obra e equipamentos.

INSTALAÇÕES

As 23 novas baias, ou casas dos pets, têm estrutura e piso em concreto, e revestimento em cerâmica branca, além de porta, portão e gradil em aço galvanizado e pintura na cor verde. A cobertura foi executada com telhas em chapa de cimento reforçado com fio sintético (CRFS), em perfil ondulado.

“A obra incluiu instalações elétricas e hidráulicas e o novo espaço, um quarto modular para atendimento e sanitários feminino e masculino com portas e esquadrias em alumínio. O quarto e os sanitários têm paredes em alvenaria revestidas com cerâmica branca e piso antiderrapante, revela o arquiteto Roger Guerra, da Seobe.

ATENDIMENTO A CÃES E GATOS

A Codevida, órgão da Secretaria do Meio Ambiente, atua no controle populacional de cães e gatos realizando cerca de 5 mil castrações e quase 10 mil atendimentos clínicos por ano. Para isso, além da unidade no Jabaquara (Av. Francisco Manoel s/nº), possui unidade no Jardim Botânico Chico Mendes (Bom Retiro) e outra em Caruara (Área Continental).

É uma das únicas entidades públicas do País onde os animais já são doados castrados, microchipados e com vacinas importadas. O atendimento médico e cirúrgico aos animais castrados da população de baixa renda ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. Os telefones para contato são (13) 3203-5593 e 3203-5075.

HOSPITAL VETERINÁRIO

Paralelamente aos serviços finais nas baias, começou em abril a construção do primeiro hospital veterinário municipal de Santos, na esquina da Rua João Fraccaroli com a Rua Amadeo Barbiellini, no Bom Retiro, Zona Noroeste. Sob a supervisão da Seobe, a obra é um investimento de R$ 4 milhões (recursos Fundurb), que vai garantir um avanço significativo para a saúde e o bem-estar dos pets.

O futuro hospital veterinário funcionará em um edifício de quase mil m², distribuídos em dois pavimentos (térreo e primeiro) oferecendo atenção especial à saúde dos animais em uma área ampla e bem equipada. No equipamento será possível realizar atendimentos como consultas, tratamentos e procedimentos cirúrgicos de forma mais acolhedora. A obra deve ser concluída em abril de 2025.

PET FRIENDLY

Além do atendimento veterinário, Santos conta também com políticas públicas que incentivam a prática pet friendly, onde estabelecimentos comerciais como shopping, lojas, cafés e restaurantes, além de locais públicos, estão aptos para receber de forma adequada os animais de estimação.

Desde janeiro de 2022, Santos é a 1ª cidade do estado de São Paulo a permitir, por lei, cães na praia, o que ocorre exclusivamente na faixa de areia da Praia do José Menino, no trecho entre o Posto 1 de Salvamento e o Parque Roberto Mário Santini, das 6h às 9h e das 16h às 19h.

 

Esta iniciativa contempla o item 15 dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU: Vida Terrestre. Conheça os outros artigos dos ODS

Ajude a manter online o Litoral Hoje fazendo uma pequena doação por PIX. Utilize a chave PIX CNPJ 45.315.952/0001-32. Ou deposite na conta: Banco Original – 212 – Agência 0001 – Conta 7296983-0. Agradecemos a sua colaboração.

Fonte: Prefeitura de Santos


Você pode gostar também de