Santos recebe prêmio estadual por estudo sobre segurança alimentar feito em feira livre

Um estudo realizado em Santos, com resíduos descartados em uma feira livre próxima ao Orquidário Municipal, foi premiado pelo Governo do Estado de São Paulo. Voltado ao combate à fome e à promoção da segurança alimentar, o trabalho da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Seman), por meio do Programa Composta Santos, foi o vencedor da categoria Melhor Pesquisa Científica do Prêmio Josué de Castro, promovido pela Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento.

A pesquisa foi realizada na feira livre que acontece todas as quartas-feiras nas proximidades do Orquidário de Santos. A equipe analisou os resíduos descartados pelos feirantes e constatou que 21% dos descartes de folhas, verduras e legumes podem ser utilizados na alimentação humana. 

Além disso, o estudo também mostrou que 22% estão aptos para serem destinados ao enriquecimento da alimentação animal e 56% desses resíduos podem ser compostados e transformados em adubo. A pesquisa foi feita em parceria com a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), a Universidade Paulista (Unip) e o Sesc Santos.

Cabe lembrar que o parque de Santos abriga, desde 2020, o Centro de Aprendizagem em Compostagem e Agricultura Urbana (Cacau). A outra unidade fica no Jardim Botânico Chico Mendes, no Bom Retiro. 

Pela Semam, participaram do estudo os servidores Paulo Marco de Campos Gonçalves e André Leandro da Silva Nascimento, além das estagiárias Larissa Augusto Vieira, Ana Carolina Borba Rocha e Thaís Rafael de Oliveira. O trabalho de pesquisa tem duração inicial de dois anos e pretende se estender para as demais feiras livres a partir de 2023.

Para o coordenador do Composta Santos, Paulo Marco Gonçalves, a premiação destaca a importância do trabalho realizado na Cidade, bem como permite ampliar os trabalhos voltados à segurança alimentar e nutricional.

“O Prêmio demonstra a relevância e qualidade da pesquisa que vem sendo realizada em parceria com as universidades e a Mesa Brasil, do Sesc, incluindo a participação de feirantes e comunidade. Consideramos que o prêmio irá colaborar para difundir as ações em andamento e atrair novos parceiros e recursos”, celebrou, destacando as ações a partir do próximo ano.

“Para 2023 pretendemos dar continuidade às ações, ampliando o número de barracas e o volume de material trabalhado, bem como a produção de materiais educativos que possam consolidar a construção da tecnologia social de triagem e destinação de alimentos e resíduos orgânicos da feira”, completou Gonçalves.

Em sua 12ª edição e com a participação de 50 projetos neste ano, o concurso é uma iniciativa do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (Consea). O evento para premiar os vencedores será realizado na próxima quinta-feira (10), em cerimônia na sede da secretaria estadual de Agricultura e Abastecimento, na capital paulista.
 

Ajude a manter online o Litoral Hoje fazendo uma pequena doação por PIX. Utilize a chave PIX CNPJ 45.315.952/0001-32. Ou deposite na conta: Banco Original – 212 – Agência 0001 – Conta 7296983-0. Agradecemos a sua colaboração.

Fonte: Prefeitura de Santos


Você pode gostar também de